Tutorial Teradata SQL Assistant

Escrito por leena kudalkar | Traduzido por anderson gandor
Tutorial Teradata SQL Assistant
Uma base de dados Teradata fornece a escalabilidade necessária para armazenamento de informações (data image by jeancliclac from Fotolia.com)

O Teradata SQL Assistant é um utilitário cliente baseado na tecnologia Open Database Connectivity, ODBC, (conectividade de base de dados aberta). Ela fornece um autor Query para enviar comandos SQL para o banco de dados, criar relatórios, exportar e importar dados entre bases de dados compatíveis com ODBC e ferramentas ou planilhas, manter históricos e fornecer um Database Explorer (pesquisador de bases de dados) visual para visualizar objetos da base de dados. O utilitário tem duas edições, nomeadas Teradata SQL Assistant para Microsoft Windows e Teradata SQL Assistant Web Edition. Enquanto a diferença entre as duas edições diz respeito principalmente à conectividade, este tutorial irá focar na versão para Windows.

Instruções

  1. 1

    Instale o driver ODBC para a sua fonte de dados RDBMS no servidor do PC. O driver vem do fornecedor RDBMS na embalagem de instalação. Veja também "Teradata Tools and Utilities Installation Guide for Microsoft Windows" (Guia de instalação de ferramentas e utilitários do Teradata para Microsoft Windows) na seção Referências.

  2. 2

    Clique no menu Iniciar do Windows, selecione Programas e "Teradata SQL Assistant."

  3. 3

    Selecione Ferramentas e então "Define Data Source" (Definir fonte de dados) a partir do Teradata SQL Assistant que você carregou no Passo 1.

  4. 4

    Escolha o tipo de fonte de dados que você quer criar: User (Usuário), System (Sistema) ou File DSN (Arquivo DSN). Clique em "Add" (Adicionar) e depois em "OK". Na caixa "Create New Data Source" (Criar nova fonte de dados), selecione o driver apropriado listado abaixo de "Name" (Nome) e clique em "Finish" (Finalizar). Você selecionou um driver para o seu RDBMS. Uma caixa de diálogo aparece.

  5. 5

    Na caixa de diálogo, digite um nome e descrição para sua fonte de dados. Entre com o endereço de IP ou nome do servidor no qual o seu RDBMS reside, nome de usuário e senha. Se você não marcou "Use Integrated Security" (Utilizar segurança integrada), selecione um mecanismo de segurança a partir da lista. Se a ela estiver vazia, consulte o administrador da base de dados (DBA). Digite um valor para "Parameter" (Parâmetro), como uma senha para o mecanismo de segurança. Se quiser, adicione valores para "Default Database" (Base de dados padrão) e "Account String" (Conta série), que é a conta (login do servidor de base de dados) que a DBA atribuiu ao nome de usuário quando ele foi criado. Clique "OK" duas vezes para fechar as caixas de diálogo. O Teradata SQL Assistant está pronto para uso.

  6. 6

    Para conectar a uma fonte de dados, a partir da janela principal do Teradata SQL Assistant, selecione "Tools" (Ferramentas) e "Connect" (Conectar). Clique no ícone da barra de ferramentas para selecionar a fonte de dados e clique em "OK". Na caixa de diálogo, selecione "Use Integrated Security" (Utilizar segurança integrada), digite o "Mechanism" e o "Parameter", ou dê entrada no nome de usuário e senha. Como opção você pode digitar um "Default Database" ou um "Account String". Clique "OK".

  7. 7

    Navegue através dos vários painéis na janela principal do Teradata SQL Assistant. Você verá a janela Query, a janela Answerset (resultados), a janela Histórico e a janela Database Explorer, onde você poderá expandir a árvore e visualizar todos os objetos da base de dados em uma lista hierárquica.

  8. 8

    Selecione "Insert" (Inserir) ou "Delete" (Deletar), a partir da lista de comando principal e clique com o botão direito no objeto para o menu de atalho, para adicionar ou remover uma base de dados, tabela, visualização ou coluna.

  9. 9

    Para colar nomes de objetos da base de dados do código SQL na janela Query ativa, selecione o objeto a partir da janela Database Explorer, clique com o botão direito e selecione "Quick Paste" (Colar rápido) a partir do menu de atalho. A opção "Browse" (Navegar) copia a lista inteira de colunas a partir da tabela ou visualização selecionada, para adicionar para uma simples declaração selecionada como "select from ".

  10. 10

    Para listar todas as tabelas em uma base de dados ou coluna em uma tabela, selecione "Tools" e "List Tables" (Listar tabelas) ou "List Columns" (Listar colunas), respectivamente. Dê entrada com o nome e tabela da base de dados desejada ou visualize o nome. Clique "OK".

  11. 11

    Para desconectar da sua fonte de informações, selecione "Tools", a partir da janela principal e depois "Disconnect" (Desconectar).

Dicas & Advertências

  • Pressione "F1" a partir de qualquer lugar no programa SQL Assistant para ajuda contexto-sensitiva.

O que você precisa?

  • RDBMS compatível com ODBC (como Teradata, Oracle, Sybase, Microsoft SQL Server, Microsoft Access ou MySQL)
  • Driver ODBC e programa de conectividade para o RDBMS
  • Teradata SQL Assistant para Microsoft Windows

Lista completaMinimizar