Umidificador de ar frio ou quente: qual o melhor?

Escrito por amber kelsey | Traduzido por paula soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Umidificador de ar frio ou quente: qual o melhor?
Umidificadores ajudam a aliviar os sintomas de alergias, asma, resfriados e gripes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Umidificadores são aparelhos projetados para adicionar umidade ao ar. Eles podem ajudar a aliviar os sintomas associados a alergias, asma, resfriados e gripes. Os dois tipos principais de umidificadores são os de ar úmido frio e ar úmido quente. Ambos os tipos são eficazes para aumentar a umidade do ar, mas cada um tem seus prós e contras.

Umidificadores de ar frio

Use um umidificador de ar frio se você tiver crianças pequenas. Umidificadores de ar quente podem representar um risco de segurança para os pequenos, devido à água quente e ao vapor que produzem. Modelos de vapor frio são melhores no tratamento de asma ou de sintomas alérgicos. O ar frio tende a ser mais fácil de respirar do que o ar quente.

Escolha o umidificador de ar frio se você precisa cobrir uma área grande. Os umidificadores de vapor frio costumam adicionar mais umidade ao ar do que os de ar quente. Eles também são mais fáceis de limpar, porque possuem menos peças. O reservatório de um umidificador de ar deve ser lavado a cada dois ou três dias.

O vapor frio também é adequado se você mora em uma região quente e seca, pois não tornará o ar abafado. É muito importante utilizar água filtrada com esse tipo de umidificador, pois ele não possui equipamento de filtragem e pode disseminar fungos e bactérias presentes na água contaminada.

Umidificadores frios são mais sustentáveis, pois utilizam menos energia.

Umidificadores de ar quente

O modelo de ar quente é adequado para tratar os sintomas da gripe ou do resfriado. O vapor quente ajudar a aliviar o congestionamento e as dores. Esse modelo também é apropriado se você for alérgico a mofo, pois, aquecendo a água, ele elimina qualquer mofo, fungo ou germe que possa estar oculto no interior do aparelho.

Se você vive em uma região fria, os umidificadores quentes são uma boa opção, pois ajudam a elevar a temperatura do ambiente.

Umidificadores de ar quente geralmente cobrem a área de um quarto pequeno e podem ser a melhor opção se você não gosta de ruídos de fundo. Como eles não utilizam um ventilador para soprar a umidade, são mais silenciosos que os modelos de ar frio.

Considerações

Considere comprar um umidificador que possua tanto o ar frio quanto o quente. Muitos modelos recentes permitem que você escolha a temperatura do vapor simplesmente girando um botão.

Monitore o nível de umidade na sua casa e certifique-se de que é inferior a 50%, para evitar o crescimento de fungos, bactérias, mofo e bolor. Alguns modelos incluem um sensor que desliga o umidificador quando um certo nível de umidade é atingido.

Troque a água do reservatório do seu aparelho diariamente. A água fresca é essencial para manter o vapor limpo e livre de germes. Limpe o seu umidificador de acordo com as instruções do fabricante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível