Usos comuns do cloreto de cálcio

Escrito por carole ann | Traduzido por ludmyla dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Usos comuns do cloreto de cálcio
Vários usos do cloreto de cálcio (Microsoft Clip Art)

O cloreto de cálcio é encontrado em vários produtos sob a forma de granulados, flocos, soluções e pós. Ele é usado pelos consumidores, bem como na produção, na indústria e na medicina. O cloreto de cálcio é encontrado em muitos produtos que você usa todos os dias.

Outras pessoas estão lendo

Derretendo o gelo

Provavelmente o mais conhecido uso do cloreto de cálcio é na remoção da neve. Quando dissolvido em água, ele gera calor e derrete o gelo e é usado em estradas, estacionamentos e calçadas. Produtos como Peladow, que derrete o gelo e a neve, e o Combotherm, uma mistura líquida descongelante, contêm cloreto de cálcio. Ele também é usado em estradas não pavimentadas para ajudar no controle da poeira.

Usos comuns do cloreto de cálcio
O cloreto de cálcio é utilizado nas estradas para derreter a neve

Usos comercial e industrial

O cloreto de cálcio é usado na produção de materiais plásticos e de sal de cálcio, bem como na produção do concreto. Ele acelera a velocidade de cura (secagem) do concreto fluido. A perfuração de poços de petróleo e gás é mais eficiente quando os fluidos de cloreto de cálcio são usados. O composto também pode ser utilizado como um aditivo para piscinas, amaciadores de tecidos e nos extintores de incêndio.

Usos comuns do cloreto de cálcio
o cloreto de cálcio é usado na produção de plásticos infláveis

Em tratamentos médicos

Injeções de cloreto de cálcio são usadas ​​como um tratamento médico para várias condições. Alguns exemplos são o tratamento da crise causada por uma overdose de sulfato de magnésio, os sintomas críticos de cólica (cólica crônica) e por picadas de insetos (aranhas negras, por exemplo). O cloreto de cálcio pode ser utilizado em reanimação cardíaca se a epinefrina não funcionar para corrigir as contrações do miocárdio. Isso pode acontecer após uma cirurgia de coração.

Usos comuns do cloreto de cálcio
Uso clínico do cloreto de cálcio

Outros usos

O cloreto de cálcio também pode ser utilizado como um hidrocarboneto dessecante (um agente de secagem) e pode ser encontrado em produtos como DampRid, que absorve a umidade do ar, diminuindo eficazmente a umidade. Este tipo de produto é comumente utilizado em lugares como porões úmidos. O cloreto de cálcio é também utilizado como um agente de processamento de alimentos (como um conservante, intensificador de sabor, congelamento do sorvete), um aditivo em bebidas desportivas, queijo e cerveja (como uma fonte de cálcio) e como um peso para o pneu (aumenta o peso nos pneus dos equipamentos agrícolas para dar estabilidade).

Usos comuns do cloreto de cálcio
O cloreto de cálcio é usado com agente de secagem de concreto

Riscos à saúde

A toxicidade do cloreto de cálcio é muito baixa em usos como aditivo para alimentos e outros itens. No entanto, o cloreto de cálcio concentrado pode resultar em úlceras ou em desconforto gastrointestinal. Exposição aos olhos ou na pele pode irritar ou, eventualmente, queimar. O pó de cloreto de cálcio, se inalado, pode agravar o trato respiratório superior. Use óculos de segurança, luvas e vestimenta de proteção quando for utilizar a substância em aplicações industriais. Em alguns casos, uma máscara de filtro de partículas pode ser recomendada.

Regulamentações

As regras para o uso de fabricação, utilização industrial, venda, transporte e eliminação do cloreto de cálcio são determinadas por sua cidade ou estado. Entre em contato com o órgão regulador local ou estadual para obter informações ou para obter a ficha técnica e os dados de segurança.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível