Usos industriais do ácido

Escrito por john brennan | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Usos industriais do ácido
Ácido sulfúrico é um dos mais importantes na indústria química (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Produtos químicos ácidos, como o ácido nítrico, ácido sulfúrico ou ácido fosfórico, encontram inúmeras aplicações na indústria. Alguns ácidos, como o ácido acético (vinagre) ou o ácido fosfórico em refrigerantes, são vendidos como produtos de consumo, outros são utilizados para a síntese de corantes, explosivos, fertilizantes e outros produtos químicos ou substâncias essenciais para a nossa vida diária.

Outras pessoas estão lendo

Fertilizantes

Os fertilizantes são essenciais para a agricultura industrial moderna. Dois dos três nutrientes de plantas mais importantes são o nitrogênio e o fósforo. O ácido nítrico, ácido fosfórico e o ácido sulfúrico são produtos químicos muito importantes na fabricação de adubos compostos. A combinação de ácido nítrico e de amoníaco, por exemplo, produz um fertilizante comum chamado de nitrato de amônio, enquanto amoníaco e ácido sulfúrico fazem sulfato de amônio, e o ácido fosfórico é usado para produzir uma variedade de compostos de fertilizantes de fósforo.

Síntese

A química orgânica utiliza um grande repertório de reações para fazer complexos medicamentos ou moléculas de corante a partir de hidrocarbonetos mais simples, e ácidos minerais são instrumentos valiosos no processo. A adição de ácido sulfúrico concentrado a um álcool a uma temperatura elevada, por exemplo, vai desidratar, ou remover o grupo -OH e um átomo de hidrogênio do álcool para criar um alceno, uma molécula com uma ligação dupla carbono-carbono. Pelo contrário, a adição de ácido sulfúrico diluído em um alceno com muita água a baixa temperatura, criará um álcool. Químicos orgânicos usam ácidos nas reações como esses para ajudar a sintetizar medicamentos, corantes, plásticos e muitos outros itens que você usa no seu dia a dia

Explosivos

Muitos ácidos minerais encontram uso no fabricação de explosivos. Por exemplo, 2,4,6-trinitrotolueno, ou TNT, é fabricado através de um processo que combina uma mistura de ácido nítrico e sulfúrico com um hidrocarboneto chamado tolueno. A nitroglicerina ou dinamite é igualmente fabricada com o auxílio de ácido nítrico e sulfúrico, e de nitração de celulose com Trinitrocelulose, um produto chamado algodão-pólvora de uma só vez. O nitrato de amônia é um fertilizante do ácido nítrico, mas tem sido também utilizado como um explosivo.

Decapagem e baterias

Baterias de células úmidas usam ácidos como eletrólitos, o fluido banhando os eletrodos. As baterias de chumbo-ácido em seu carro, por exemplo, usam o ácido sulfúrico como eletrólito. Os ácidos também são utilizados para remover a ferrugem e a corrosão de superfícies de metal, esse processo é chamado de decapagem. Ácido clorídrico, por exemplo, é frequentemente utilizado para remover a oxidação de aço para que um revestimento protetor possa ser adicionado. De acordo com a American Chemistry Council, cerca de 25% do ácido clorídrico produzido nos Estados Unidos é usado para conservar o aço.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível