Utilização do cloreto de hidrogênio

Escrito por eric bagai | Traduzido por caca silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Utilização do cloreto de hidrogênio
O cloreto de hidrogênio é um composto químico e gás incolor (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O cloreto de hidrogênio é um composto químico e um gás incolor. Quando ele entra em contato com a umidade atmosférica, ele se transforma em ácido clorídrico. O cloreto de hidrogênio gasoso e o ácido clorídrico têm amplas aplicações na indústria e campos tecnológicos. A maioria do cloreto de hidrogênio fabricado em escala industrial é produzida através de vários métodos, tais como a síntese direta, síntese orgânica e métodos laboratoriais.

Outras pessoas estão lendo

Uso industrial

O ácido clorídrico concentrado contém até 38% de cloreto de hidrogênio líquido. Ele é utilizado em vários processos industriais. A quantidade de cloreto de hidrogênio usado depende da qualidade exigida no produto. Um importante uso de cloreto de hidrogênio é a remoção de ferrugem de aço ou ferro. Isto é conhecido como "decapagem do aço". Um ácido clorídrico típico 18% concentrado é utilizado para esta finalidade. Durante este processo de regeneração do cloreto de hidrogênio em decapagem do aço, uma série de derivados são produzidos que também são úteis para muitas indústrias secundárias.

Fabricação de compostos orgânicos

O uso mais comum de cloreto de hidrogênio é na fabricação de muitos compostos orgânicos, como o cloreto de vinilo, o dicloretano, o bisfenol A e uma variedade de produtos farmacêuticos. Através do processo de reações de ácido-base, o cloreto de hidrogênio é utilizado na fabricação de produtos químicos para tratamento da água, tais como cloreto férrico e policloreto de alumínio, os quais são utilizados como agentes de coagulação na produção de água potável e no tratamento de esgotos e produção de papel. Além disso, o cloreto de hidrogênio é usado para produzir vários compostos inorgânicos como o cloreto de níquel (II), cloreto de cálcio e cloreto de zinco. Ele também é usado para produzir energia.

Agente neutralizante

O cloreto de hidrogênio é um agente comum neutralizante de soluções que regula a basicidade. Isto leva a uma grande variedade de usos, como conservar a pureza da alimentação, água de beber e dos produtos farmacêuticos. O cloreto de hidrogênio é útil também no tratamento de piscinas e neutralização dos resíduos em córregos. Quando o cloreto de hidrogênio é de excelente qualidade, é usado na regeneração de resinas de permuta iônica.

Outras aplicações do cloreto de hidrogênio

O cloreto de hidrogênio é utilizado em uma infinidade de aplicações de pequena escala, como processamento de couro, na construção civil e limpeza doméstica. Os produtos alimentares, tais como a frutose, o ácido cítrico, a lisina, o aspartame e a gelatina também necessitam de reações químicas que envolvem cloreto de hidrogênio. O cloreto de hidrogênio que tem qualidade, é utilizado em alimentos, onde é necessário para o produto final.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível