Vantagens e desvantagens da comunicação cibernética

Escrito por lillian downey | Traduzido por milla machado
Vantagens e desvantagens da comunicação cibernética
A comunicação cibernética aumenta o anonimato (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

A comunicação avançou de sinais de fumaça e pessoas a cavalo até mensagens instantâneas, e-mails e textos enviados a velocidade da luz a partir de computadores, telefones e videogames. Com a comunicação tão conveniente e rápida, a internet aumentou nosso acesso a informação e aos outros. Ainda sim, existem algumas desvantagens.

Vantagem: diminuindo distâncias

A comunicação cibernética permite que as pessoas compartilhem eventos importantes em tempo real com outros ao redor do globo. Chats por vídeo e mensagens instantâneas permitem que avós vejam o nascimento de seus netos em outro país, ou conversar regularmente com os filhos que vivem longe. Militares e viajantes frequentes também podem manter contato com a família e amigos sem se preocupar com cartas ou com o sinal ruim do telefone.

Desvantagem: falta de linguagem corporal e inflexão vocal

Como a comunicação cibernética é geralmente baseada em textos, é fácil interpretar mal a intenção de alguém. Sarcasmo, piadas e mensagens emocionais sofrem da falta de inflexão vocal e linguagem corporal que acompanha a comunicação presencial. O que uma pessoa disse como piada pode parecer um insulto se uma risada ou tom divertido da voz não for passado, dando entendimento a intenção verdadeira da mensagem.

Vantagem: Velocidade e tempo

Mensagens de correio podem levar dias para serem recebidas. Conversas de telefone devem acontecer quando as duas partes podem participar, algo difícil de se organizar com fusos horários diferentes. Mensagens online, como e-mails, podem ser enviadas e o receptor pode respondê-las a qualquer momento. Diferentemente de cartas tradicionais, as cibernéticas chegam quase instantaneamente.

Desvantagem: anonimato

A internet torna fácil que predadores se passem por adolescentes ou indivíduos confiáveis. As crianças estão especialmente em risco em relação aos predadores de internet, mas muitos adultos já se deram mal ao se comunicar com pessoas que mentiram sobre suas identidades. Além dessa ameaça, a comunicação online também quebra a barreira que previne que as pessoas falem certas coisas presencialmente. Uma pessoa pode falar coisas que se arrependerá depois por não ter que lidar com a presença física do receptor. O anonimato também leva a brigas de internet, ou "flame wars", onde uma ou mais partes começam interações intensas e negativas, de acordo com a Yale University Library.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível