on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Vantagens e desvantagens de mudanças organizacionais planejadas

Atualizado em 17 abril, 2017

Mudanças organizacionais planejadas começam a partir do topo da empresa e descem até os cargos mais baixos. É um processo através do qual uma empresa toma a decisão de mudar e crescer e, em seguida, implementa a decisão em um período de tempo. Esse tipo de mudança tem vantagens e desvantagens que devem ser consideradas antes do início do processo.

Mudanças no ambiente de negócios exigem trabalho em equipe (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Desorganização

Uma das desvantagens da mudança organizacional planejada é a desorganização que ela provoca às vezes. Os funcionários podem ter mais dificuldade para atingir seus objetivos e completar suas tarefas corretamente quando muitas mudanças estão sendo implementadas ao seu redor. Os gerentes e supervisores podem ficar sobrecarregados com o planejamento e implementação das mudanças e esquecer das suas responsabilidades de gerenciar e orientar seus funcionários.

Loading...

Resistência

Outra desvantagem da mudança organizacional planejada é que alguns funcionários podem resistir às mudanças. Como as mudanças são planejadas pelos dirigentes da empresa e não pelos funcionários, é inevitável que ocorram divergências que levam à resistência. Esta resistência pode fazer a organização perder seu foco e ficar para trás em seus objetivos. Gerentes e líderes devem certificar-se de manter uma comunicação aberta e honesta com seus empregados durante todo o processo de mudança.

Liderança

Uma das vantagens da mudança organizacional planejada é que ela começa pela parte superior da organização. O CEO, gerentes e supervisores estão muitas vezes no controle da mudança e implementam as novas estratégias para a empresa. Isso ajuda a mudança a permanecer organizada e ocorrer rapidamente. Como a mudança é planejada, haverá um esquema muito específico para o que precisa ser feito e os ajustes podem ser feitos, quando necessário.

Avaliação

Outra vantagem da mudança organizacional planejada é que ela pode ser facilmente avaliada. Como ela é planejada, esse tipo de mudança organizacional terá metas específicas e terá como objetivo certos sucessos. Enquanto a mudança está sendo implementada, os líderes podem usar uma variedade de táticas para determinar se seus objetivos estão sendo cumpridos ou não. Por exemplo, um gerente pode fazer um inquérito com seus funcionários para descobrir se as novas mudanças estão tornando seu trabalho mais fácil, como foi planejado, ou não.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...