×
Loading ...

Vantagens e desvantagens de um osciloscópio

Atualizado em 10 agosto, 2018

Um osciloscópio é um tipo de instrumento de medição elétrica com o qual você pode analisar a onda de um sinal. Ao contrário de outros tipos de equipamentos de medição, você pode ver como um sinal se altera ao longo do tempo ou em resposta a estímulos. Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens do osciloscópio para entender o uso desse aparelho em cada situação.

Um osciloscópio é um tipo de instrumento de medição elétrica com o qual você pode analisar a onda de um sinal (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Análise em tempo real

Quando você conecta a sonda de um osciloscópio em uma fonte de alimentação, o dispositivo imediatamente exibe sua forma de onda na tela. A forma de onda é uma representação visual de picos e vales de um sinal. Outros produtos, como o multímetro, exibem apenas a tensão. Ao visualizar a forma de onda em tempo real, você pode rapidamente calcular sua frequência e analisar os picos e baixas de uma fonte de alimentação. Esta ferramenta é importante para o trabalho de diagnóstico, e não apenas para determinar a tensão ou resistência.

Loading...

Controle de precisão

Existem muitos botões e outros tipos de controles na interface de um osciloscópio. Com estes botões, é possível controlar com precisão o tamanho e a forma de uma onda. Com a prática, você pode localizar e isolar outros sinais que possam estar interferindo com o circuito em análise. Por exemplo, você pode usar o botão "VOLTS / DIV" para aumentar a altura da forma de onda e ter uma melhor leitura de sua frequência. Este botão está localizado no lado esquerdo da maioria dos osciloscópios.

Custo e facilidade de uso

Uma desvantagem é que os osciloscópios custam muitas vezes mais do que outros tipos de instrumentos eletrônicos de medição, tais como multímetros. Eles também são muito sofisticados, e tendem a ser caros para consertar, se danificados. Além disso, você tem que aprender a manipular os controles do osciloscópio a fim de obter uma leitura mais precisa do sinal de um circuito, e isso pode precisar de muita prática. Há uma diferença gritante entre esse aparelho e um multímetro, no qual você simplesmente sonda um circuito e observa a tensão na tela instantaneamente.

Ruído de sinal

Os osciloscópios podem ser excessivamente sensíveis à interferência proveniente de circuitos próximos. Isto é particularmente verdadeiro quando são utilizados para testar o sistema elétrico de um computador. Se você usá-lo para testar a placa-mãe, por exemplo, vai haver alguma interferência da placa de vídeo, do disco rígido e até mesmo do ventilador do computador. Você pode filtrar essa interferência se tiver um conhecimento especializado dos controles do osciloscópio, mas isso ainda leva tempo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...