Vantagens e desvantagens da publicidade no rádio

Escrito por cam merritt | Traduzido por ana angelica clemente
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Vantagens e desvantagens da publicidade no rádio
Com vocês a palavra de nosso patrocinador (radio image by Claudio Calcagno from Fotolia.com)

Publicidade na rádio tem muitas vantagens. Geralmente é mais barata do que outros meios de comunicação e pode ser direcionada para um público restrito alcançando as pessoas onde quer que estejam. Mas existem desvantagens também. A forma rápida, passageira e repetitiva com que os anúncios são veiculados no rádio podem acarretar na desatenção do ouvinte.

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Vantagens: Acessibilidade

Publicidade no rádio é relativamente barata comparada com publicidade impressa ou televisão, diz a consultoria de marketing Mike Brassil. Os custos de produção são mais baixos. Você pode alugar uma cabine de som por algumas horas para fazer um anúncio de rádio. Vai pagar menos por tempo de anúncio para atingir o mesmo número de pessoas que você faria com uma TV ou anúncio impresso.

Direcionamento

O espectro diversificado de ofertas de rádio permite que você direcione a sua mensagem para grupos específicos. Algumas estações vão atrás do maior público possível, no intuito de atender vários nichos de mercado, tais como adolescentes, fãs de esportes, políticos conservadores, estudantes universitários, pessoas altamente educadas, ou fãs de qualquer tipo de música. A publicidade numa rádio menor pode custar mais por ouvinte individual, mas você tem uma chance muito maior de atingir seu público-alvo.

Portabilidade

O consultor de mídia e marketing Gail Jordan aponta que o rádio é o meio de comunicação que atinge pessoas quando por exemplo estão dirigindo, fazendo a limpeza de casa ou outra atividade. A publicidade via TV requer que as pessoas estejam sentadas à frente da televisão assim como anúncios impressos ou via internet exigem que a atenção esteja focada no que se está lendo. Mas você pode ouvir o rádio enquanto faz uma série de outras atividades

Desvantagens: Impermanência

Se você lê um anúncio no jornal ou revista você pode recortar e guardar. Com o advento dos DVDs mesmo um anúncio de TV pode ser gravado e visto quantas vezes for necessário. Agora anúncios feitos no rádio são efêmeros. Você os ouve e eles se vão. Se você perdeu alguma informação ou detalhe mencionado durante o anúncio terá que aguardar até ouvi-lo novamente

Excesso de propaganda

Se o seu anúncio vem após uma música de sucesso, bom para você. Mas, se ele aparece em meio a um extenso bloco de outros anúncios, com certeza se os ouvintes forem motoristas, logo vão procurar uma nova estação de rádio. Estações de rádio que tocam músicas sem parar por um período de 30-45 minutos, compensam este período com longas cadeias de comerciais, uma enxurrada de mensagens que os ouvintes vão logo sintonizar.

Distração

Este é o outro lado da portabilidade. As pessoas podem ouvir o rádio enquanto dirigem, mas não serão capazes de agir imediatamente sobre as mensagens dos anúncios que ouvem. Ninguém vai parar na estrada, por exemplo, para tomar nota do número de um telefone anunciado. Enquanto isso, aqueles que ouvem rádio enquanto trabalham por estarem focados em suas tarefas também não vão registrar os anúncios.

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