Mais
×

As vantagens do método do fluxo de caixa descontado

Atualizado em 24 março, 2017

O método do fluxo de caixa descontado, utilizado para avaliar investimentos, é baseado em expectativa de receitas. Dessa forma, para avaliar um negócio, estima-se a receita dos anos futuros. Em seguida, trabalha-se de forma reversa, descontando a receita estimada para determinar o valor do investimento na data atual.

O método do fluxo de caixa descontado trabalha com o valor do dinheiro no tempo (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Métodos

O primeiro passo na valoração de uma empresa pelo método do fluxo de caixa descontado é calcular a receita anual dos anos futuros menos as despesas operacionais esperadas. Para isso. é preciso analisar os competidores, a expectativa de demanda futura pelos serviços, aumentos de preços ou mesmo a escassez de insumos produtivos. O próximo passo é somar toda a receita, que será então descontada através de uma fórmula matemática ou de uma calculadora online para saber quanto aquele dinheiro futuro vale em Reais atuais.

A projeção das receitas e despesas futuras é essencial para um bom fluxo de caixa descontado (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Números sólidos

Uma vantagem do método do fluxo de caixa descontado é a possibilidade de fornecer um indicador objetivo em vez de apenas o preço da ação de uma empresa. Se há indícios de que o valor de uma ação esteja caro ou barato, é preciso uma medida para saber qual é o seu preço justo. O fluxo de caixa descontado pode ser essa ferramenta. Se a taxa de crescimento de uma empresa difere do comportamento do valor de suas ações, o fluxo de caixa descontado pode ser utilizado para uma avaliação precisa de quanto esse crescimento realmente vale.

O fluxo de caixa pode fazer a diferença entre ganhar ou perder dinheiro (Comstock/Comstock/Getty Images)

Conhecimento

Um estudo da Universidade de Nova Iorque diz que os investidores têm melhores retornos se, em vez de pensarem em investir em ações, pensassem como se estivessem investindo no negócio por trás das ações. O fluxo de caixa descontado chancela isso. Para aplicar esse método de avaliação, o investidor precisa primeiro aprender sobre o negócio -- seus demostrativos financeiros, seu mercado de atuação e suas perspectivas de crescimento. Isso pode fornecer um melhor entendimento sobre o potencial de uma companhia do que simplesmente o preço corrente de sua ação. Além disso, esse tipo de avaliação não será influenciado pelas flutuações das bolsas de valores.

Investir no negócio, e não na ação: esse é o segredo do sucesso! (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Desvantagens

Uma desvantagem desse método é o fato de que prever o fluxo de caixa futuro é muito incerto. Dependendo das premissas estabelecidas e da fórmula utilizada, o resultado de uma avaliação pode divergir tremendamente. Outro problema é o fato de o método utilizar muita informação, o que pode tornar o processo de análise complicado. Isso, por sua vez, aumenta as chances de erro ou de que detalhes sem importância se sobressaiam sobre a informação realmente relevante.

As incertezas do futuro podem distorcer os resultados da análise (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article