Mais
×

O que são vasos gregos?

Atualizado em 17 fevereiro, 2017

Os vasos gregos clássicos eram categorizados por suas formas. Eles eram feitos principalmente de barro, que era abundante na Grécia Antiga. Muitos vasos foram identificados e nomeados por estudiosos e arqueólogos dos séculos XVIII e XIX. Agora os estudiosos modernos estão descobrindo alguns dos nomes realmente usados ​​para diferentes vasos na Grécia Antiga, embora os nomes dados nos séculos XVIII e XIX ainda sejam utilizados para fins de classificação.

Vasos gregos eram muitas vezes elaboradamente decorados (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Vasos para transporte

O vaso chamado de ânfora media entre 80 cm e 1,5 m de altura e era utilizado para o transporte e armazenamento de vinho e comida. A palavra grega "ânfora" significa "com duas alças", e a ânfora era um vaso de duas alças para facilitar o transporte. O vaso hydria tem o nome derivado da palavra grega para água, ele foi usado para transportar e armazenar água. Um vaso hydria tinha três alças e um corpo arredondado, ele é geralmente representado na arte grega clássica sendo usado por mulheres.

Vasos para beber e armazenar

O kylix era um vaso de beber com a forma de uma tigela rasa posta sobre uma haste, como a de um copo de vinho moderno. O cântaro é semelhante ao Kylx, mas tinha duas alças arredondadas para cima. Esse vaso era um copo de beber, muitas vezes visto nas mãos de Dionísio na arte grega clássica. O oinochoe era um pequeno jarro usado para derramar vinho em vasos de beber. A palavra "oinochoe" significa "derramador de vinho" em grego.

Vasos de cosméticos

Os lekythos e pyxis eram comumente usados ​​para cosméticos. Estes eram vasos de pequeno porte. O pyxis é uma caixa redonda com uma tampa, semelhante aos potes de cosméticos que compramos hoje. Como ele possuía tampa, este vaso era bom para o armazenamento. O vaso lekythos era mais alto e tinha um corpo esbelto e pescoço afinado e uma base em forma frasco. Ele era usado para armazenar óleos e perfumes. O lekythos também era utilizado para ritos funerários e podia ser deixado em túmulos como uma oferenda aos mortos.

Misturando Vasos

Um vaso krater era usado para mistura com vinho e água. A palavra "krater" significa "tigela", em grego. Como os gregos não bebiam vinho não diluído, essa era uma ferramenta comumente usada. O krater tinha duas alças e era alargado em direção ao topo formando uma boca larga. Um krater de sino, uma variação do krater, tinha um corpo em forma de sino, enquanto o krater de volutas tinha alças que terminavam em espirais enrolando em direção à boca do vaso.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article