Mais
×

O ventilador do ar-condicionado está se movendo devagar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Não é bom ter um ar-condicionado cujo ventilador gire devagar durante o grande calor do verão. Um ventilador rápido é necessário para esfriar a casa ou o cômodo em questão de tempo quando está em desvantagem. Embora um número de problemas exija um técnico, alguns podem ser remediados com um diagnóstico básico.

O ar-condicionado deve ser inspecionado para checar detritos antes de chamar um técnico (Comstock/Comstock/Getty Images)

Ajustes

Algumas unidades de ar-condicionado têm um botão de ventilador que permite que o usuário selecione a velocidade. Ele pode estar ajustado em "baixa", o que significa que o ventilador está rodando devagar e produzindo circulação mínima de ar, o que pode ser um problema quando o ambiente está muito quente. Pressionar o botão para aumentar a velocidade até o próximo nível. Pressione novamente. O ar-condicionado provavelmente tem velocidades "baixa", "média" e "alta". Essa terceira velocidade é a máxima e comanda o ventilador interno a rodar rapidamente, produzindo o máximo de circulação de ar.

Detritos

Detritos, como sacos plásticos ou barbantes, podem ser sugados pela grade de entrada ou serem colocados ali por uma criança. Eles podem se enrolar no ventilador e impedir seu movimento, o que faz com que ele gire devagar. Também, se o ventilador foi mal instalado, as lâminas podem acertar as laterais do revestimento, o que desacelera a rotação.Os revestimentos frontal e lateral podem ser removidos para se revelar o compartimento do ventilador. Quaisquer detritos devem ser removidos. Se você inspecionar o lado de dentro do revestimento, as áreas nas quais o ventilador está batendo podem ser aparentes. Se o ventilador estiver fazendo isso, ele deve ser removido e reinstalado apropriadamente.

Rolamento

Se o rolamento do ventilador de evaporação está sujo ou empoeirado, ele não rodará tão livre quanto deveria. Quando os painéis do ar-condicionado são removidos para se revelar o compartimento do ventilador de evaporação, dê um giro nele com a mão. A bola de rolamento precisa receber uma aplicação de óleo de motor elétrico, se o ventilador não girar livremente. Se ele girar, o rolamento está sem problemas, e o capacitor do ventilador pode estar danificado. Nesse caso, você deve contratar um técnico.

Gelo

Embora um ventilador girando devagar possa causar formação de gelo dentro da unidade, o gelo também pode se formar devido à desconexão do termostato. Quando isso acontece, o gelo bloqueia o ar, o que espelha o efeito do ventilador girar devagar. Se o clima externo estiver mais frio do que o ajuste do termostato, e a unidade estiver configurada para esfriar, ela pode congelar. Ao mesmo tempo, se o termostato estiver quebrado ou desligado do compressor, o segundo pode continuar a funcionar depois do desligamento do ventilador, o que também causa o congelamento da unidade.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article