O que causa o funcionamento defeituoso de um capacitor de ar-condicionado?

Escrito por steve lanore | Traduzido por gisel soto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa o funcionamento defeituoso de um capacitor de ar-condicionado?
O maior e mais caro capacitor do ar-condicionado está localizado no exterior da unidade (Comstock/Comstock/Getty Images)

Os capacitores armazenam e liberam energia dentro de um circuito. Os grandes geralmente têm maior capacidade de movimentação de carga e de armazenamento. Estas propriedades são adequadas para máquinas de ar-condicionado, pois alguns motores compressores precisam de um pulso de energia de 300 a 500 por cento do normal para funcionar. Um capacitor de arranque é utilizado para esta aplicação. Outros motores elétricos no sistema usam capacitores menores para mantê-los girando à velocidade ideal.

Outras pessoas estão lendo

Três motores

O sistema de ar-condicionado tem uma ventoinha elétrica no interior do motor que faz circular o ar fresco, um motor de ventoinha do capacitor eléctrico exterior para expelir o ar quente, e um motor de compressor que bombeia o refrigerante através do sistema. Cada motor usa um capacitor para iniciá-lo quando o termostato liga a unidade de ar-condicionado, e muitas vezes para manter os motores em funcionamento com a máxima eficiência. O capacitor do compressor é o maior, já que requer muito mais energia do que os outros dois motores.

Superaquecimento

O capacitor eletrolítico contém um separador de umidade, e ele vai secar se o exterior da unidade ficar muito quente, causando um curto-circuito interno. O capacitor pode falhar se a sua temperatura passar de 65 graus Celsius.

Sobrecarga elétrica

O capacitor do ar-condicionado é projetado para manter os motores do compressor e do ventilador funcionando em uma velocidade de três quartos e depois parar. Ele não foi projetado para uma carga elétrica contínua. Se o motor ficar fisicamente impedido de girar ou superaquecer, o capacitor provavelmente vai experimentar uma sobrecarga e ser destruído. A tensão acima do valor nominal do capacitor também pode destruí-lo. Por exemplo, uma sobretensão produzida por um raio poderia causar um pico de corrente e "fritar" o capacitor.

Peças desgastadas e danificadas

O capacitor deve parar depois de alguns segundos ou ele vai superaquecer. Um motor compressor ou ventilador que funciona com dificuldade devido a danos ou rolamentos gastos pode fazer com que o capacitor se queime. Um interruptor de relé avariado também pode produzir este efeito, se deixar o compressor funcionando muito tempo no circuito. Raios podem danificar um capacitor, um compressor, o motor do ventilador ou os cabos do aparelho. Mesmo um pico de sobretensão pode danificar ou destruir o capacitor, o que pode levar a uma sobrecarga do compressor e à falha subsequente. Um capacitor que está vazando óleo é um sinal claro de um problema.

Previsão de duração

Um capacitor protegido de danos, picos de energia, superaquecimento ou cargas elétricas incorretas acabará por falhar devido ao desgaste normal. A expectativa de duração varia de acordo com o padrão de uso e o clima, mas de acordo com uma classificação típica, é cerca de seis anos. Por exemplo, o capacitor de arranque Zettler, para sistemas de ar-condicionado em uma casa típica, alega dar serviço por 50.000 inícios.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível