Por que o ar-condicionado funciona durante 15 minutos e depois para?

Escrito por whitney houston | Traduzido por thiago tadeu bento da silva
Por que o ar-condicionado funciona durante 15 minutos e depois para?
Se a temperatura fora da sala estiver muito baixa, as bobinas internas podem congelar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um aparelho de ar-condicionado é projetado para manter o ambiente fresco. Durante o uso, você pode notar algum momento em que o fluxo de ar ou todo o aparelho desliga após alguns minutos. Este fenômeno pode estar relacionado ao compressor interno, o componentes internos de arrefecimento, drenagem ou a uma queda de energia.

Compressor

Se o seu ar-condicionado sopra ar frio, desliga e depois volta em alguns minutos, a sala ou ambiente a ser resfriado pode ter atingido a temperatura designada. Quando o nível do conjunto do termostato é atingido dentro desse ambiente, um sensor interno lê a temperatura e desliga o compressor, deixando a ventoinha rodando para fazer circular o ar na sala. Quando a temperatura nessa sala aumenta, o compressor é ligado novamente para ativar os componentes de arrefecimento. O compressor e o componente de arrefecimento continuam a funcionar até que a temperatura na sala atinja a temperatura selecionada no termostato novamente.

Bobinas

Se as bobinas dentro do ar-condicionado congelam, ele pode desligar automaticamente após alguns minutos, como medida de segurança. Antes de ligar o aparelho novamente, espere as bobinas descongelarem. Escolha a opção "alto" no ajuste do ventilador do ar-condicionado e aumente a temperatura do termostato para acelerar o processo de descongelação. Aguarde de 30 minutos a uma hora para as bobinas descongelarem antes de diminuir o termostato gradualmente.

Drenagem

Se o aparelho de ar-condicionado possui um ciclo de "seco" e não possui dutos, o aparelho deixa que uma umidade coletada se acumule na bandeja de drenagem interna ou cano de esgoto dentro dele. Quando a bandeja de drenagem ou cano de esgoto estão cheios, você deve drená-los. Se esses elementos não forem drenados, o aparelho desliga como medida de segurança. Esvazie a bandeja de drenagem antes de ligar o ar-condicionado novamente. Desligue o aparelho e mova-o para uma área de drenagem. Solte a tampa de drenagem na parte traseira inferior do aparelho, remova o êmbolo do cano de esgoto e deixe escorrer o líquido no exterior ou em uma banheira. Depois que o ar-condicionado estiver totalmente drenado, conecte-o novamente.

Energia

Se o aparelho sopra ar frio durante 15 minutos e, de repente, para, desligue o aparelho e redefina a conexão. Pode ter havido um pico de energia que afetou a instalação elétrica dele. Ligue-o novamente e pressione o botão "Reset" (redefinir) no adaptador AC. Se o aparelho não ligar de novo, verifique o disjuntor. Se o disjuntor estiver na posição "Off" (desligado) ou posicionado no meio, vire-o de volta para a posição "On" (ligado). Religue o adaptador AC.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível