Um ventilador de teto consome mais energia dependendo da velocidade?

Escrito por jason thompson | Traduzido por guilherme maluf
Um ventilador de teto consome mais energia dependendo da velocidade?
Ventiladores de teto com cinco pás são mais eficientes no consumo de energia do que os de 4 pás (rotating ceiling fan image by Yali Shi from Fotolia.com)

Ventiladores de teto são o método mais eficiente de se refrescar quando o clima estiver quente em relação ao consumo de energia, já que consomem muito menos do que ar condicionados para produzir o mesmo conforto. Usar esse tipo de ventiladores junto com o ar condicionado pode diminuir os custos de 15 a 30%, de acordo com o Departamento de Recursos Naturais da Luisiana. Substituir ar condicionados pelo ventilador de teto pode poupar 80% do custo. No entanto, sua eficiência energética depende da velocidade que são usados.

Velocidade e consumo de energia

Especialistas da Universidade da Flórida Central estudaram quatro modelos diferentes de ventiladores de teto em várias velocidades para determinar quanta energia era consumida sob as diversas circunstâncias e chegaram a algumas conclusões. Usar o ventilador na velocidade média, movendo cerca de 2,5 vezes mais rápido que a velocidade baixa, consome 3,1 vezes mais energia. Os ventiladores na velocidade rápida, movendo-se 3,6 vezes mais mais rápido que a velocidade baixa, consumiram 7,6 vezes a quantidade de energia.

Um resultado surpreendente

Não só os ventiladores usam mais energia para velocidades maiores como também a usam de forma muito menos eficiente. Em outras palavras, quanto mais rápidas as pás giram, mais energia desperdiçam, sem deixar produzir mais frio. Assim, o estudo revela que usar dois ventiladores na velocidade baixa produzem a mesma sensação de frescor que um na velocidade média, mas usando muito menos energia. Quatro ventiladores em velocidade baixa se equivalem a um em velocidade alta e, ainda assim, consomem muito menos energia.

A energia do movimento

Boa parte da explicação para esse resultado está relacionada à relação entre velocidade e energia. A energia cinética, ou "energia do movimento", de qualquer objeto em movimento é proporcional ao quadrado de sua velocidade. Em outras palavras, dobrar a velocidade de algo exige quatro vezes mais energia.

Economizando dinheiro

Logicamente, ventiladores de teto consomem o mínimo de energia quando estão desligados, então, se você quiser economizar na sua conta de luz ao usar os ventiladores, é preciso estar atento a como você os utiliza. Desligue-os quando não houver ninguém no ambiente. Se você o estiver usando em conjunto com o ar condicionado, é preciso lembrar-se de regular o termostato para alguns graus acima do que está acostumado. Se você se esquecer desse passo, o ar condicionado vai continuar ligando na mesma frequência que antes de utilizá-lo com o ventilador e seus custos irão aumentar.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível