Por que a ventoinha do meu computador se mantém em funcionamento?

Escrito por brenda priddy | Traduzido por valeria jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que a ventoinha do meu computador se mantém em funcionamento?
Ventoinhas de computador que funcionam constantemente podem ser um sinal de alarme para uma falha futura (computer cooler image by Soja Andrzej from Fotolia.com)

Existem muitas razões pelas quais a ventoinha de computador vai funcionar sempre, ou na maior parte do tempo. Normalmente, uma ventoinha de computador será ligada e desligada enquanto está senda usada para manter frias as partes internas do computador. Sem essas ventoinhas, o hardware dentro do computador vai superaquecer. No entanto, quando uma ventoinha funciona constantemente, é um sinal de um problema de hardware em potencial e deve ser solucionada imediatamente.

Outras pessoas estão lendo

Poeira

A presença de muita poeira dentro de uma CPU (sigla para "unidade de processamento central", em inglês) do computador ou laptop pode ocasionar que a ventoinha funcione constantemente. A sujeira dos componentes internos do disco rígido atua como isolamento e fará com que a temperatura do computador aumente, fazendo com que a ventoinha funcione constantemente para compensar. Se isso ocorrer, o computador pode superaquecer e danificar peças importantes e delicadas. Limpe a poeira com um acessório a vácuo ou ar comprimido -- nunca sopre sobre as peças internas, pois a umidade de sua respiração pode ocasionar corrosão e danos.

Temperatura ambiente

Os computadores podem ser danificados se a temperatura ambiente ou a área diretamente ao redor do computador for superior a 32 °C. Se o computador está localizado próximo a um aquecedor ou outra área onde o calor excessivo é produzido, isso pode fazer com que as ventoinhas funcionem constantemente. Mova o computador para um quarto frio ou um local com maior circulação de ar.

Temperatura do computador

A temperatura interna do computador também podem ocasionar que as ventoinhas funcionem o tempo todo. Isso ocorre mais freqüentemente quando o processador ou outras peças de hardware de computador estão com aumento de velocidade ou modificadas para desempenhar além de sua velocidade projetada. O aumento da velocidade do computador ("overclock", em inglês) faz o processador funcionar mais rápido, porém também faz com que ele seja funcione mais quente. Ventiladores adicionais e mecanismos de refrigeração são exigidos para se manter resfriado um computador resfriado com velocidade aumentada.

Respiro bloqueado

Se o respiro do computador está bloqueado, não há lugar para a ventoinha enviar o ar quente. O ar quente é continuamente re-circulado para dentro do computador, o que mantém as ventoinhas funcionando o tempo todo. A única maneira de evitar isso é ter certeza de que há pelo menos 6 cm de espaço em torno de um computador. Colocar um computador dentro de um armário ou mesa também fará com que a ventoinha funcione demais. Os computadores devem ser colocados em uma área que receba muita ventilação.

Programa de alto recurso

Ventoinhas de computador também funcionam sempre que um programa que usa muito poder de processamento é utilizado. Isto ocorre naturalmente e é perfeitamente normal. No entanto, quando esses programas são autorizados a rodar o tempo todo, os resultados podem ser prejudiciais ao computador. Isso geralmente ocorre quando um novo programa é instalado em um sistema mais antigo, forçando o menor poder de processamento do computador mais antigo. A única maneira de corrigir este problema é a instalação de ventiladores de maior potência ou atualizar o computador para um sistema mais recente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível