Como verificar se sua barra estabilizadora está quebrada

Escrito por harvey birdman | Traduzido por seiji shibukawa
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Como verificar se sua barra estabilizadora está quebrada
Em curvas mais fechadas, a barra estabilizadora faz com que as rodas permaneçam alinhadas (Comstock/Comstock/Getty Images)

As barras estabilizadoras ajudam na estabilidade de carros e caminhões, garantindo que as rodas virem sempre na mesma angulação e aumentando a rigidez do corpo do veículo. A barra conecta a bandeja de suspensão do lado esquerdo à bandeja do lado direito. Desde que as rodas virem normalmente, em velocidades baixas, a barra estabilizadora passa despercebida. Entretanto, em curvas mais fechadas, onde uma roda sofre uma pressão muito maior que a outra, a barra transmite a força para a outra roda, de forma que elas continuem alinhadas paralelamente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Rampas para carro
  • Óculos de proteção
  • Lanterna
  • Régua de metal

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Instruções

  1. 1

    Suba as rodas da frente nas rampas para carro. Você precisará elevar a suspensão dianteira para essa inspeção. Limpe a parte inferior de seu carro com um pano, garantindo que toda a lama e sujeira seja retirada. Pare de limpar quando o metal estiver exposto.

  2. 2

    Coloque óculos de proteção em caso de que partes danificadas ou detritos soltos caiam durante a inspeção. Acenda sua lanterna e agache sob a suspensão fronteira, que deve estar elevada. Localize a barra de metal que conecta as duas rodas da frente. Essa é a única barra que conecta os lados opostos diretamente.

  3. 3

    Examine a barra à procura de quebras ou rupturas. Passe sua mão por ela para sentir quaisquer danos não visíveis. Aproxime-se dela e procure por sinais de empenamento. Coloque uma régua de metal ou outro objeto retilíneo e verifique se a barra fica completamente rente a ela. Se ela estiver curvada contra a régua, então a barra está empenada e deve ser trocada.

  4. 4

    Examine as buchas de poliuretano nos fins da barra estabilizadora. Essas buchas são, essencialmente, grandes arruelas que preenchem o espaço de dentro dos buracos de ligação que não é preenchido pela própria barra. Elas servem para amortecer as bruscas vibrações que podem ser transmitidas pela suspensão. Elas devem estar firmes mas ainda ceder um pouco a altas pressões. Se elas estiverem excessivamente moles, provavelmente estão gastas e devem ser substituídas.

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