Como vespas criam suas colmeias?

Escrito por frank whittemore | Traduzido por dimitrios meimaridis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como vespas criam suas colmeias?
As colmeias de vespas são feitas de papel (Wasp Nest image by 76media from Fotolia.com)

As vespas são mestres da engenharia no mundo dos insetos. Usando fibras de madeira simples para fazer a pasta de papel, estes insetos conseguem criar estruturas complexas que servem tanto como a sua casa quanto berçário. Cada vespa constrói finas folhas de papel para criar as células internas ou o revestimento externo da colméia, revezando-se neste trabalho até concluí-lo.

Outras pessoas estão lendo

Formato

O formato de uma colmeia de vespa depende em grande parte das espécies de vespa. Os marimbondos tendem a acumular formas planas e largas, que são formadas por apenas uma célula de fundo e abertas para o ar, muitas vezes suspensas por apenas um fino fio na parte de trás da colmeia. Vespas amarelas constroem colmeias em camadas com uma cobertura ao seu redor. As vespas marrons, maiores espécies entre a família da vespa, preferem construir grandes colmeias em forma de ovo com várias camadas no interior e com uma entrada na parte inferior.

Material

O material que as vespas usam para construir um ninho é enganosamente simples. As vespas primeiro localizam madeira morta que pode ser utilizada como material de construção, então elas mordem a superfície da madeira para remover as fibras encontradas ali. Essas fibras são então mastigadas em pedaços finos e combinadas com uma saliva pegajosa, que a vespa transforma em uma bola de "papel" feito a partir dessa combinação.

Construção

Ao voltar para a colmeia, a vespa usa a sua boca e os pés para colocar o papel, formando as arestas da colmeia. O papel acabará por secar, tornando-se duro e rígido; à medida que cada nova célula é adicionada à extremidade da colmeia, ela cresce lateralmente. Algumas espécies chegam a construir até certo ponto, e depois forma uma camada abaixo da primeira e continuam esse processo para produzir uma colmeia com múltiplas camadas. Essas espécies geralmente cobrem toda a colmeia com um escudo protetor de papel, tornando a colmeia impermeável.

Localização

Os marimbondos geralmente constroem suas colmeias nas extremidades das casas e edifícios, lajes de rocha e outras áreas protegidas contra chuva ou sol; assim, eles constroem suas colmeias voltadas para baixo para proteger a colmeia da água da chuva. As vespas amarelas são comumente encontrados em tocas de animais abandonados, em árvores, dentro de sótãos e paredes ocas. A vespa marrom pode ser localizada longe de habitações humanas, no campo aberto e em árvores localizadas em campos e bosques.

Uso

A colmeia é construída principalmente para armazenar alimentos e fornecer um local para que a rainha coloque seus ovos. Ela vai colocar um ovo dentro de cada célula da colmeia. Cada ovo rachará e as larvas crescerão dentro das células, sendo alimentadas por vespas do tipo enfermeira. Eventualmente, as vespas jovens irão amadurecer e deixar as células, permitindo que a rainha coloque outro ovo ali.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível