Curiosidades sobre os artrópodes

Escrito por christien aguinaldo | Traduzido por aline fernandes
Curiosidades sobre os artrópodes
Caranguejos, lagostas, camarões, insetos e aracnídeos são artrópodes (Jeffrey Hamilton/Lifesize/Getty Images)

Os artrópodes são considerados os animais mais bem sucedidos do planeta. Esses bichos vivem na terra e em montanhas, no mar e no ar. Quase três quartos de todos os organismos vivos e fósseis conhecidos são artrópodes. O verdadeiro número de artrópodes é desconhecido, pois existem muitas espécies não descobertas, principalmente nas florestas tropicais. O filo inclui crustáceos, como lagostins, lagostas, caranguejos e camarões, insetos, aranhas e outros aracnídeos. Os artrópodes variam em tamanho, desde microscópico até ter uma envergadura de 3,65 m, como o caranguejo-rei.

Exoesqueleto

Todos os artrópodes possuem um exoesqueleto rígido feito de um composto conhecido como quitina. O exoesqueleto impede a perda de água e protege o corpo. Para facilitar o movimento com o exoesqueleto, a quitina está presente na forma de placas com articulações no meio, dando ao filo o seu nome, que significa "pés articulados". Ela é coberta por uma cutícula dura de cera, que forma uma conexão entre os segmentos do corpo. Conforme o animal cresce, o exoesqueleto é eliminado por meio de um processo chamado de muda.

Divisão dos artrópodes

O filo é dividido em quelicerados e mandibulados. Os quelicerados possuem a cabeça e o tórax fundidos e o abdômen. Não possuem antenas e apresentam quatro pares de patas articuladas. O primeiro par de patas é modificado para formar garras. Esse grupo consiste nos aracnídeos, nas aranhas-do-mar e nos límulos. Os mandibulados possuem a cabeça, o tórax e o abdômen segmentados. Eles possuem dois pares de apêndices modificados que funcionam como antenas, e o par de apêndices seguinte é modificado em mandíbulas. Esse grupo inclui os crustáceos, os diplópodes, as centopeias e os insetos.

Técnica respiratória

A técnica respiratória varia com base em onde o artrópode vive. Os artrópodes terrestres respiram com o auxílio de tubos de ar conhecidos como traqueias. Os aracnídeos, como as aranhas, utilizam pulmões folhosos, que são abas finas de tecido dispostas de forma semelhante às páginas de um livro, para respirar. Os artrópodes aquáticos respiram com a ajuda de guelras.

Hemocele

Os artrópodes possuem uma cavidade corporal aberta conhecida como hemocele. O sangue passa por essa cavidade e, no processo, cobre os tecidos e os órgãos. Os artrópodes geralmente não possuem vasos sanguíneos.

Ciclo de vida

A maior parte dos artrópodes começam suas vidas como ovos e depois possuem diferentes ciclos de vida, baseados no grupo ao qual pertencem. Alguns insetos eclodem como miniaturas de adultos e outros como ninfas, passando depois por diversas etapas de desenvolvimento antes de se tornar adultos. Existem outros artrópodes que eclodem como larvas e hibernam em casulos como pupas antes de emergir como adultos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível