Vestidos de noite e de festa dos anos 40

Escrito por hannah turnbull | Traduzido por raquel pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vestidos de noite e de festa dos anos 40
Os vestidos para as noites dos anos 40 foram fortemente influenciados pela Segunda Guerra Mundial (George Marks/Retrofile/Getty Images)

A moda da década de 40 foi fortemente influenciada pela Segunda Guerra Mundial e pelo o efeito que ela teve sobre a economia. As restrições de suprimentos importados fizeram com que muitas mulheres norte-americanas não tivessem tantas opções na escolha dos vestidos. Danças e eventos beneficentes foram realizados pela causa e para manter o moral elevado. Mas estes mesmos eventos pediam o uso de vestidos formais de noite. Mesmo durante o embargo, os vestidos de noite e de festa ainda mantiveram um estilo muito característico e glamouroso.

Outras pessoas estão lendo

Silhuetas

De acordo com as imagens originais dos anos 40 do Museu Victoria and Albert de Londres, as silhuetas de vestidos de noite geralmente eram muito drapeadas sobre os ombros, justas na cintura, com uma saia longa e esvoaçante. Os vestidos eram soltos para que as mulheres pudessem dançar e se movimentar livremente. Ao mesmo tempo que bainhas mais curtas entraram na moda em meados dos anos 40 a essência do estilo da silhueta marcada permaneceu ao longo daquela década.

Vestidos de noite e de festa dos anos 40
Vestidos longos e drapeados foram tendência (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Estilos

Devido ao racionamento de tecidos, a maioria dos vestidos dos anos 40 foram feitos retos com tecidos leves para que não delimitassem o movimento ou dança. Quaisquer detalhes ou enfeites nos vestidos ficavam em torno da cintura, já que este lugar era a área mais justa. Ombreiras também foram recorrentes em vestidos de noite, assim como pregas e drapeados. Decotes profundos tornaram-se populares em muitas das roupas femininas para a noite.

Vestidos de noite e de festa dos anos 40
Vestidos decotados também tiveram destaque (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Tecidos

Como tecidos luxuosos eram escassos devido ao tempo de guerra, os vestidos eram feitos de qualquer material de fácil acesso. Tecidos como a viscose, que eram feitos da polpa de celulose, foram usados ​​no lugar da lã e da seda. As cores para as roupas de noite eram contrastadas com as tonalidades solenes usadas durante o dia a dia. Os tecidos tinham cores simples e, às vezes, algum enfeite sutil.

Vestidos de noite e de festa dos anos 40
A seda foi substituída pela viscose (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Influências

Os vestidos de gala e os de noite dos anos 40 também sofreram modificações não só por causa da restrição de tecidos, mas com a temática de guerra. Detalhes militares, como botões e ternos de alfaiataria, sofreram esse impacto de forma bem sólida na moda noite. Isso ficou bem evidente quando os vestidos mostravam a mesma característica dos uniformes militares, ou seja, justos na cintura e grandes nos ombros.

Vestidos de noite e de festa dos anos 40
Vestidos justos na cintura e ombreiras grandes foram influenciados pela guerra daquela época (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível