Mais
×

Como vestir-se para um casamento de primavera

Vista-se de acordo com o local do casamento
Jason Kempin/Getty Images Entertainment/Getty Images

Introdução

A tendência de casamentos na primavera está em alta e você provavelmente será convidado para um deles. Com uma grande variedade de locais para as cerimônias, pode ser difícil saber qual roupa é mais apropriada para a ocasião. Para ajudar você, entrevistamos dois estilistas famosos para determinar qual roupa vestir em três ambientes populares: campo, cidade e jardim.

Vista um terno de linho claro para um casamento no campo
Vittorio Zunino Celotto/Getty Images Entertainment/Getty Images

Um pouco campestre

Muitos casais aproveitam as temperaturas mais quentes para fazer a cerimônia de casamento ao ar livre, como em uma vinícola no campo. Para esses eventos, o diretor de moda Monte Durham, de "Say Yes to the Dress Atlanta" (versão do reality show americano "O Vestido Ideal" que se passa na cidade de Atlanta, Geórgia, EUA), informa que o linho é regra. "Vista camisa e calça de linho", ele indica e também observa que, para obter um toque formal, é possível adicionar um colete. Os ternos de linho em cores claras, mas nunca brancos, são muito comuns para os casamentos de campo na primavera.

Use sapatos marrons e uma gravata frouxa
Getty Images

Pense com descontração

Ao escolher os complementos para o terno de linho, Monte aconselha usar sapatos marrons e uma gravata frouxa. Os sapatos podem ser de amarrar, fechados ou mesmo mocassins. Use com meias de cores neutras que não desvalorizem a aparência do terno. A gravata pode ficar amarrada, mas deixe-a frouxa em vez de apertá-la de modo mais formal. Em um casamento informal, você também poderá optar por não usá-la.

Crie um visual vintage
Frederick M. Brown/Getty Images Entertainment/Getty Images

Voltando no tempo

Para complementar o visual para um casamento no campo, Monte sugere adotar acessórios vintage: "Pegue a gravata do pai ou do avô", indica. O estilo e a estampa criarão a sintonia com um casamento antigo. Ele acrescenta: "relógios de bolso estão voltando à moda, por isso é possível usar um no terno".

Para um casamento na cidade, prefira um terno azul-escuro
Michael Buckner/Getty Images Entertainment/Getty Images

Estilo urbano

Para os casamentos de primavera na cidade, exija mais de seu traje, mas não é necessário que seja muito formal. Alan Au, vice-presidente e sócio da loja Jimmy Au's for Men 5'8" and Under, em Beverly Hills, Califórnia, recomenda vestir um terno azul-marinho ou escuro. "Dependendo da iluminação, o azul realmente parece mais elegante que o preto", ele diz. Para dar profundidade, use-o com uma camisa azul um pouco ou muito mais clara que o terno.

Use uma gravata floral
Jason Kempin/Getty Images Entertainment/Getty Images

Seja diferente

Para não ficar monocromático, Alan sugere realçar o terno e a camisa com uma gravata floral. "Ela se sobressairá e lembrará a todos da primavera", ele acrescenta. "Se achar demais, adicione um lenço de bolso interessante. Poderá ser um lenço estampado ou de cor sólida com uma borda contrastante. Se for um amante da moda, junte todos os elementos: uma camisa azul mais clara, a gravata floral e um lenço com grafismo. Tudo depende de sua autoconfiança".

Realce a roupa com um relógio e abotoaduras
Getty Images

Ostente um pouco

Mesmo que as alianças de casamento sejam os metais mais preciosos da ocasião, você ainda pode adicionar algumas joias para realçar a roupa. Por exemplo, Monte recomenda, como acessórios masculinos, um relógio arrojado e abotoaduras.

O terno de anarruga é ideal para casamentos no jardim
Samir Hussein/Getty Images Entertainment/Getty Images

No jardim

Se for convidado para um casamento em um jardim, você tem apenas uma opção certa. "Anarruga é o tecido ideal para casamentos em jardins", aconselha Monte. A calça e um paletó de anarruga junto com uma camisa abotoada — as mangas podem ser dobradas, se preferir — é a roupa certa.

Use uma gravata borboleta ou de tricô
Getty Images

Os detalhes importam

Para aproveitar o terno de anarruga ao máximo, use os acessórios certos. Monte explica que um cinto de tecido, meias coloridas e sapatos de camurça branca ou um tradicional bicolor transformarão a roupa em um conjunto. Ao escolher a gravata, ele sugere o uso de uma borboleta "grande e estampada" ou uma de tricô.

A roupa ficará mais elegante com alguns toques simples
Brendon Thorne/Getty Images Entertainment/Getty Images

Os toques finais

Alguns toques simples deixarão o look mais especial. "Os chapéus de palha são adequados com esta roupa", afirma Monte. Ele recomenda um chapéu panamá. Além disso, use o lenço de modo despojado no bolso em vez de arrumá-lo. Como joias, ele diz que "as abotoaduras estão na moda" e que "o prendedor de gravata também cai bem". O estilista acrescenta que, para obter um visual verdadeiramente elegante, é possível adicionar uma última peça ao quebra-cabeça: "se for ousado, leve uma bengala".