Mais
×

Como fazer xampu orgânico

Atualizado em 17 abril, 2017

Do mesmo modo que ingerimos alimentos orgânicos para manter o corpo saudável, também podemos substituir nossos produtos de higiene pessoal por alternativas orgânicas. Os benefícios de fazer seus próprios produtos naturais para o cabelo são abundantes: usa-se menos substâncias químicas, os custos são reduzidos e é possível atender às necessidades pessoais de modo personalizado. Os ingredientes de um xampu caseiro também não agridem tanto a pele sensível.

Faça produtos orgânicos para higiene pessoal (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Por que um xampu orgânico também contém substâncias químicas?

Os produtos para o cabelo encontrados nas lojas estão repletos de substâncias químicas, que podem potencialmente causar danos. Utilizar substitutos naturais é muito mais benéfico, mas é difícil eliminar completamente os aditivos quando a limpeza é o objetivo principal. Todo xampu é feito à base de sabão. A receita a seguir tenta reduzir o uso de aditivos químicos tanto quanto possível utilizando um sabão feito com ingredientes naturais.

Ingredientes que você talvez não conhecesse

A receita do xampu requer sabão à base de óleos vegetais (como azeite), encontrado em supermercados ou lojas de produtos naturais. Pode-se comprar flocos prontos para o uso ou fazê-los por conta própria simplesmente ralando uma barra de sabão em um ralador de queijo com furos de tamanho médio.

A glicerina é um ingrediente que pode parecer um pouco assustador. Trata-se de um composto químico líquido, incolor e inodoro, produzido por meio do processo de saponificação. É tipicamente removido do sabão para ser utilizado em diferentes tipos de loções, já que atrai umidade.

Xampu de camomila

  1. Ferva 1 1/2 xícara de água em uma panela pequena e retire-a do fogo.
  2. Adicione sacos de chá de camomila à água, e deixe-os em infusão por 15 minutos. Use de quatro a seis sacos de chá, dependendo do comprimento do seu cabelo.
  3. Remova os sacos de chá e adicione 4 colheres de sopa de sabão em flocos.
  4. Quando os flocos de sabão amolecerem, acrescente 1 1/2 colher de sopa de glicerina e misture bem.

O xampu pode ser refrigerado por até uma semana. Não descarte os sacos de chá, eles podem ser refrigerados e usados como um tratamento para pálpebras inchadas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article