O que é o zinco quelato?

Escrito por brock cooper | Traduzido por fernanda lemi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o zinco quelato?
Pode-se obter zinco a partir da dieta ou de suplementos (Background of supplements image by cxvalentina from Fotolia.com)

O zinco é um mineral importante para o corpo utilizado em várias funções diferentes, desde a cicatrização após um ferimento até o crescimento dos cabelos. O corpo recebe a maior parte do zinco diário dos alimentos consumidos, mas quando sua concentração está baixa é necessário tomar um suplemento. Na maioria das vezes, este suplemento está na forma de um zinco quelato que permite uma rápida absorção desse mineral pelo corpo. Esse composto também é utilizado fora do corpo como fertilizante, já que plantas também podem tornar-se deficientes em zinco.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O zinco quelato é um íon de zinco que foi ligado a compostos orgânicos, que são aqueles que contêm carbono. O quelato liga-se ao íon do metal, neste caso o zinco, criando uma molécula complexa. No caso do zinco quelato, os compostos orgânicos são quebrados com facilidade dentro do corpo, permitindo que o íon de zinco seja absorvido livremente na corrente sanguínea.

Função

O zinco é um metal utilizado pelo corpo para várias funções biológicas fundamentais, incluindo cicatrização, fertilidade, crescimento de pelos e imunidade. Quando faltam quantidades suficientes do metal no corpo, você pode começar a sentir efeitos negativos, como fragilidade, cabelos danificados e eventualmente perda dos cabelos, suscetibilidade a doenças e dificuldade de cicatrização.

Deficiência de zinco

Como o zinco quelato é absorvido com tanta facilidade pelo corpo, é possível partir de uma deficiência do mineral para um excesso. O zinco é encontrado naturalmente nos alimentos, e se você ingerir suplementos demais, poderá criar um excesso do metal em seu corpo. Os sintomas de muito zinco incluem náusea, problemas com o sistema imune e diminuição, eventualmente, dos níveis do colesterol bom. Em algum ponto, pode interferir com a absorção de outros minerais, como o ferro.

Onde encontrar o zinco quelato

O zinco quelato é predominante na maioria dos suplementos vitamínicos disponíveis nos mercados e farmácias. Geralmente, também pode ser encontrado em suplementos separados, se você precisar de maior quantidade do que a fornecida nos suplementos vitamínicos. Você também pode encontrá-los na internet em algumas páginas. Fique atento ao comprar qualquer coisa, principalmente suplementos ou medicamentos, e certifique-se de comprar de um laboratório confiável. De modo contrário, você poderá receber um produto de baixa qualidade.

Zinco quelato em fertilizantes

O corpo humano não é o único ser vivo que pode se tornar deficiente em zinco. As plantas também podem tornar-se carentes do metal e devem receber suplementos de zinco similares aos dos humanos. Sem zinco, as plantas não crescem da maneira correta. O quelato pode ser misturado com água e administrado às culturas de várias maneiras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível