Como usar zinco e vitamina B2 para peles oleosas

Escrito por angela tung | Traduzido por luiz neves
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Como usar zinco e vitamina B2 para peles oleosas
Trate a pele oleosa com zinco e vitamina B2 (woman's side view washing face image by Jane September from Fotolia.com)

O National Institutes of Health (NIH) afirma que o zinco é essencial para um sistema imunológico saudável. Administrado de forma tópica ou oral, de acordo com o WebMd, o zinco ajuda a controlar a produção de óleo na face, o que pode ajudar a prevenir acnes. Algumas vezes, as acnes são um sinal de deficiência de zinco.

A vitamina B2, ou riboflavina, é uma vitamina essencial usada para tratar, dentre outras coisas, vários problemas de pele, incluindo dermatite, eczema e acne. A vitamina B2 é administrada oralmente.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Produtos de saúde da pele com zinco
  • Carnes magras
  • Legumes
  • Ovos
  • Produtos lácteos
  • Amendoim
  • Manteiga de amendoim
  • Vegetais verdes
  • Suplementos vitamínicos de zinco
  • Suplementos de vitamina B2

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Instruções

    Use produtos tópicos com zinco

  1. 1

    Limpe um rosto oleoso com um produto livre de óleos que contenha pelo menos 2% de zinco ou óxido de zinco.

    A Sephora Collection's Cleansing Water é suave, e a adição de zinco pode suprimir a produção de óleo em excesso. O DERMAdoctor's Born To Be Mild Medicated é efetivo tanto na face quanto no corpo.

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    Limpe o rosto com um produto livre de óleos (woman image by Jarek Miarka from Fotolia.com)
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    Aplique um adstringente para reduzir ainda mais a oleosidade. A Givenchy's Tone It True Mattifying Lotion contém uma concentração de zinco para remover o excesso de óleo.

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    Umedeça o rosto usando um produto livre de óleos e que contenha pelo menos 5% de zinco, como o DDF's Glycolic 10% Exfoliating Moisturizer, o Sephora Collection's FACE Hydrating Balancing Cream - Combination To Oily Skin, o REN's Vita-Mineral Radiant Day Cream, ou o Caudalie's Vinopure Matte Finish Fluid.

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    Proteja o rosto do sol usando um protetor solar com pelo menos 10% de zinco ou óxido de zinco e um FPS 15 ou superior. O Boscia's Illuminating UVA/UVB SPF 30 é livre de óleos e protege o rosto usando óxido de zinco e dióxido de titânio. O Korres' Watermelon Sunscreen SPF 30 possui um bastão para auxiliar a aplicação, enquanto algumas alternativas mais baratas são Neutrogena, Blue Lizard e Nature's Gate.

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    Esfolie o acúmulo de pele morta, o que agrava a oleosidade da pele. Use uma máscara rica em zinco uma ou duas vezes por semana, como a Ole Henriksen's Blemish Attack Purifying Mask, a Caudalie's Purifying Mask, ou a Peter Thomas Roth's Sulphur Cooling Masque.

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    Esfolie gentilmente com uma máscara (spa cosmetic image by Wojciech Gajda from Fotolia.com)

    Aumente o consumo de zinco e vitamina B2

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    Coma alimentos ricos em zinco e vitamina B2 para ajudar com a pele oleosa. O zinco é encontrado em alimentos de alto teor proteico, segundo o NIH, como carne, porco, cordeiro e a carne escura do frango, assim como em amendoim, manteiga de amendoim e legumes.

    A vitamina B2 é encontrada em carnes magras, ovos, legumes, nozes, vegetais verdes e produtos lácteos. Algumas vezes, pães e cereais são fortificados com vitamina B2. Armazene esses alimentos em um local escuro, pois a luz pode destruir a vitamina.

    Como usar zinco e vitamina B2 para peles oleosas
    O amendoim é uma boa fonte de zinco e vitamina B2 (Roasted and salted peanuts image by palmer530 from Fotolia.com)
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    Tome suplementos de zinco e vitamina B2 que podem ser encontrados em farmácias, supermercados ou lojas de alimentos saudáveis. Entretanto, alguns alimentos, como aqueles ricos em fibras, como pães integrais e cereais, assim como os que contêm fósforo, como leite e aves, impedem que o corpo absorva o zinco apropriadamente, de acordo com a Mayo Clinic. Além disso, o zinco não deve ser tomado com outros suplementos, como cobre ou fósforo.

    Os suplementos de vitamina B2 raramente resultam em uma reação alérgica ou efeitos colaterais.

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    Os suplementos de zinco e vitamina B2 são amplamente disponíveis (Daily Vitamins and Minerals image by LynWatanabe.com from Fotolia.com)
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    Converse com seu médico para saber se você está ou não ingerindo zinco e vitamina B2 suficientes, se é necessário tomar suplementos, e quais os possíveis efeitos colaterais desses suplementos.

Dicas & Advertências

  • Não tome mais do que a quantidade diária recomendada de zinco. De acordo com o NIH, a quantidade diária de zinco para pessoas com 19 anos ou mais é de 11 mg para homens, 8 mg para mulheres, 11 mg para mulheres grávidas e 12 mg para as que estão amamentando. O consumo de zinco em excesso pode resultar em toxicidade, o que pode causar náusea, vômito, perda de apetite, câimbras abdominais, diarreia e dores de cabeça.
  • Apesar de a quantidade diária recomendada de ingestão de vitamina B2 para pessoas com 18 anos ou mais ser de 1,3 mg para homens e 1,1 mg para mulheres, não se conhecem efeitos colaterais do consumo excessivo dessa vitamina.

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