10 alimentos que melhoram o humor

••• Steve Lewis/Photographer's Choice/Getty Images

O ditado "você é o que você come" deve ter alguma credibilidade quando se trata do seu humor. "Muitas pessoas não percebem que a química que regula nosso humor é proveniente dos nutrientes daquilo que comemos", diz Rania Batayneh, nutricionista. Se seu humor não anda exatamente como você gostaria, abasteça sua dispensa com alimentos que podem ajudar.

Overview

Steve Lewis/Photographer's Choice/Getty Images

O ditado "você é o que você come" deve ter alguma credibilidade quando se trata do seu humor. "Muitas pessoas não percebem que a química que regula nosso humor é proveniente dos nutrientes daquilo que comemos", diz Rania Batayneh, nutricionista. Se seu humor não anda exatamente como você gostaria, abasteça sua dispensa com alimentos que podem ajudar.

Peixes de água fria

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Segundo Rania, a deficiência de ômega-3 pode reduzir a eficácia ou a mobilidade de neurotransmissores como a serotonina, o que pode desregular o humor. Peixes de água fria como salmão, atum ou sardinha devolvem seu bom humor oferecendo uma opção fácil para beliscar e matar a fome.

Castanhas

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Castanhas também são uma boa fonte de ômega-3. Esta opção é interessante principalmente para vegetarianos. Prepare uma farinha, como a farinha de aveia, com uma variedade de castanhas, nozes e amêndoas ou desfrute desses benefícios se deliciando com uma barra de cereais de manteiga de amendoim quando estiver com uma rotina corrida e estressante.

Espinafre

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Acrescentar ácido fólico à dieta ajuda a aumentar os níveis de serotonina no cérebro e, ao mesmo tempo, acalmar, diz Rania. Espinafre cozido é uma boa fonte de ácido fólico. Quando estiver de mau humor, opte por uma salada de espinafre, vagem e raízes (como cenoura e rabanete) picadas para suprir a demanda de ácido fólico e aumentar sua disposição.

Grãos integrais

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Uma boa dose diária de selênio pode ser ingerida incorporando grãos integrais à sua dieta. A falta desse mineral pode deixá-lo ansioso, irritado e deprimido, diz Rania. Escolha pães de grãos integrais e cereais para começar seu dia com o pé direito e a mente em paz.

Alimentos ricos em proteínas

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Encha sua dieta de alimentos ricos em proteínas como aveia, banana, frutas secas e laticínios com pouca gordura para começar uma atitude mais positiva. Esses petiscos são as melhores fontes de triptofano, diz Rania. "O triptofano desempenha um papel importante na regulação do humor, e baixos níveis desse nutriente podem tornar o indivíduo mais agressivo. O triptofano não é produzido naturalmente pelo corpo, então é essencial incluí-lo em sua dieta".

Frutas e vegetais frescos

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Comer bem é gostoso e faz você se sentir melhor. Livre-se das guloseimas ricas em açúcares e passe a comer frutas e vegetais frescos. "Os açúcares elevam muito rapidamente a glicose sanguínea deixando você carrancudo e de mau humor", diz Elika Kormeili, fundadora do Center for Healthy and Happy Living. "Alterar seus hábitos pode ser difícil, mas você deve aprender a resistir às tentações".

Alimentos ricos em fibras

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Elika sugere combater o mau humor aumentando a ingestão de fibras. Alimentos ricos em fibras solúveis como cevada, maçã, laranja, batata-doce, cenoura e feijão podem melhorar drasticamente seu humor e dar-lhe ânimo. "As fibras reduzem a absorção de açúcar no sangue reduzindo as taxas de glicose e oscilações de humor", diz ela.

Semente de abóbora

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Rica em zinco e triptofano, a semente de abóbora é calmante e uma boa opção para balancear a glicose sanguínea em qualquer época, segundo Trudy Scott, nutricionista e autora de "The Antianxiety Food Solution" ("A Solução para a Ansiedade nos Alimentos", em tradução livre). Dê um gostinho às sementes temperando-as com sal, açafrão, gengibre e pimenta.

Ovos

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Comece o dia com um café da manhã caseiro que irá turbinar seu humor e aumentar sua energia. "Os ovos contêm os aminoácidos necessários para a síntese de substâncias importantes, como a serotonina", diz Trudy. "São ótimos para o café da manhã e ajudam a evitar oscilações na glicose sanguínea". Portanto, prepare um omelete, cozinhe um ovo para o almoço ou faça ovos mexidos com seus vegetais preferidos e experimente o bom humor que são capazes de propiciar.

Vitamina C

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Segundo Trudy, deficiências leves a moderadas de vitamina C estão associadas ao aumento da ansiedade e do nervosismo. Melhore sua imunidade, proteja-se de toxinas e melhore seu humor consumindo mais laranjas, pimentão, batatas, brócolis, couve e folhas verdes. "Vegetais de folhas verde-escuro como o espinafre, a couve e a acelga contêm altos níveis de magnésio, um nutriente calmante, e muita vitamina B", diz ela.

Mais recentes

×