×
Loading ...

Como fazer o acabamento de degraus de cimento

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os degraus de escada construídos adequadamente com cimento podem durar por décadas sob condições de uso e desgaste normal. Até as escadas de tráfego intenso podem durar anos, sem qualquer dano e com pouca manutenção. A parte do processo de construção que permite essa longa duração é o acabamento. Uma vez que as formas dos degraus são preenchidos e o cimento começa a secar, você terá que alterar a superfície dos degraus para prevenir danos e melhorar sua aparência geral. Isto inclui a etapa de acabamento das arestas, bem como a textura da superfície.

Instruções

Crie bordas arredondadas para os degraus de sua escada (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Use uma barra de madeira para nivelar a superfície dos degraus com o concreto ainda úmido. Essa barra é uma ripa plana de madeira com, no mínimo, a mesma largura do degrau. Posicione a barra ao longo de cada lado do degrau e arraste-a ao longo da superfície do degrau, em um movimento serragem. A barra retira o excesso de concreto, alisando a superfície dos degraus.

    Loading...
  2. Passe um flutuador de touro sobre a superfície dos degraus para arrastar a água para a superfície dos degraus e ajudar a massa a se solidificar. Espere e observe até que toda a água tenha sido absorvida. Pressione o polegar levemente na superfície do degrau e retire-o, verificando, em seguida, a impressão deixada. Comece a aparar as bordas quando se formar uma leve impressão do seu dedo.

  3. Escolha uma ferramenta biseladora de concreto com uma curva igual ao raio da borda que você deseja aparar do degrau. Coloque a ferramenta entre o degrau e a forma de borda que está aparando, certificando-se de que a parte superior da ferramenta biseladora esteja plana contra toda a superfície do degrau.

  4. Puxe a ferramenta ao longo da borda do degrau, aparando o concreto na extremidade da curva selecionada. Verifique a aresta da ferramenta que está sendo pressionada na superfície do degrau. Conforme arrasta a ferramenta, ela deve deixar uma linha suave ao longo desta borda, indicando que a ferramenta está devidamente colocada sobre o degrau. Evite pressionar a ferramenta com muita força, pois ela pode formar um recuo profundo em vez de uma linha fina. Retire a ferramenta após criar uma borda arredondada no degrau. Um borda arredondada ajuda a evitar estilhaçamento nas extremidades dos degraus.

  5. Use o flutuador de touro uma segunda vez no degrau para umedecer melhor a superfície deste.

  6. Utilize uma espátula de aço para suavizar qualquer recuo criado pela ferramenta biseladora.

  7. Crie uma textura para a superfície dos degraus passando uma vassoura de cimento ao longo da superfície da escada. Uma textura varrida ajuda a criar uma superfície antiaderente para os degraus. Deixe os degraus secarem completamente por um período de 7 a 10 dias. Retire as formas e, em seguida, pulverize a superfície com um selante de cimento para proteger os degraus.

Loading...

O que você precisa

  • Barra de madeira
  • Flutuador de touro
  • Aparador de concreto
  • Espátula de aço

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...