Como fixar objetos em uma tela de pintura

••• Ulrik Tofte/Digital Vision/Getty Images

A arte está sempre em evolução, assim como as definições contemporâneas de como uma pintura deve ser. Não é incomum que artistas adicionem dimensão a uma pintura, seja através de tecidos texturizados, camadas de tinta ou até mesmo objetos não convencionais, que não são pintados, como conchas, pedras, pedaços de vidro, plásticos e metais. Aprenda alguns métodos simples e infalíveis para a fixação de objetos de diferentes pesos e texturas em uma tela de pintura. Seja criativo ao experimentar novos materiais adesivos e deixe a imaginação ser seu guia na próxima empreitada artística.

Fixando objetos com cola para tecido ou supercola

Passo 1

Determine onde você gostaria de fixar um objeto na tela.

Passo 2

Segure o objeto sobre a tela no local onde você pretende fixá-lo. Isso ajudará a garantir a aparência e o encaixe adequados.

Passo 3

Aplique cola no centro da parte de trás do objeto. Deixe um pouco de espaço ao longo da borda do objeto, para permitir que a cola se espalhe quando ele for posicionado sobre a tela. Use cola de tecido para materiais leves ou lisos e utilize supercola para itens mais pesados ou de formas estranhas.

Passo 4

Cuidadosamente, empurre o objeto contra a tela, pelo lado que tem a cola. Segure-o no lugar por um minuto para garantir a adesão.

Passo 5

Mergulhe um pincel fino na cola e use-o para contornar a superfície de contato da tela com o objeto, reforçando a fixação entre eles. Deixe secar completamente.

Passo 6

Se desejar reforçar ainda mais, use um pincel pequeno para espalhar uma segunda camada de cola em cima e ao redor do objeto inteiro.

Fixando objetos por meio de costura

Passo 1

Prepare o objeto fazendo buracos do tamanho de um alfinete, no centro ou no contorno dele. A escolha depende de como você deseja costurar o objeto na tela.

Passo 2

Determine onde você gostaria de fixar o objeto na tela.

Passo 3

Segure o material sobre a tela no local onde você pretende anexá-lo, a fim de garantir a aparência e o encaixe apropriado.

Passo 4

Fixe temporariamente o objeto sobre a tela com um alfinete ou adesivo, para evitar que ele se mova enquanto você costura.

Passo 5

Empurre uma agulha com fio através de um buraco no objeto. Certifique-se de começar a costura pela parte de trás da tela.

Passo 6

Puxe a agulha e fio completamente através do primeiro buraco, deixando pelo menos cinco centímetros de folga na parte de trás da tela, onde a agulha foi inserida. Empurre a agulha através do próximo furo à esquerda ou à direita, deixando o fio esticado na parte de trás da tela. Repita até que todos os furos tenham sido costurados.

Passo 7

Puxe a linha através do último buraco e corte-a da agulha. Amarre as pontas do fio formando um nó grosso atrás da tela, para reforço.

Mais recentes

×