Como achar o raio de um semicírculo

••• sot/Stockbyte/Getty Images

Matematicamente, o raio é uma linha que se estende do centro de um círculo a qualquer ponto no seu perímetro. Assim, achar o raio de um semicírculo é como achar o raio de um círculo completo. O método para fazer isso é determinar qual informação está disponível. Achar o raio de um semicírculo pode ser feito pela circunferência, diâmetro ou área do círculo que o semicírculo faz parte.

Usando a circunferência

Passo 1

Use a circunferência para determinar o raio. A fórmula é: r = C/2π, na qual r é o raio, C é a circunferência e π, ou Pi, é aproximadamente 3,142.

Passo 2

Multiplique 2 x 3.142. O produto é 6,284.

Passo 3

Divida a circunferência do círculo pelo produto no passo 2. Por exemplo, se a circunferência for 6 centímetros, a fórmula será 6/6.284. A resposta é aproximadamente 0,95. Assim, arredondada para a centena mais próxima, o raio de um semicírculo com 6 centímetros de circunferência é 0,95 cm.

Usando o diâmetro

Passo 1

Use o diâmetro para determinar o raio. A fórmula é: r = D/2, na qual r é o raio e D é o diâmetro.

Passo 2

Divida o diâmetro por 2. Por exemplo, se o diâmetro for de 7 centímetros, a fórmula será 7/2.

Passo 3

Faça a divisão, 7 dividido por 2, para determinar a resposta. O raio é de 3,5 cm.

Usando a área

Passo 1

Use a área do círculo no qual o semicírculo está inserido para determinar o raio. A fórmula é: r = raiz quadrada de A/π, na qual r é o raio, A é a área e π é aproximadamente 3,142.

Passo 2

Divida a área do círculo por Pi. Por exemplo, se a área for 10, divida 10 por 3,142. A resposta é aproximadamente 3,182.

Passo 3

Calcule a raiz quadrada da resposta do passo 2, que é 3,182. A resposta, ou o raio, é de aproximadamente 1,784.

Mais recentes

×