×
Loading ...

Como calcular a tonelagem de um silo graneleiro

Muito comuns em zonas agrícolas, os silos graneleiros são projetados para armazenar e até mesmo secar produções de cereais. A tonelagem de um silo graneleiro é influenciada pela densidade do grão armazenado e pela altura e largura do silo. Os recipientes grandes podem ultrapassam 15 metros de largura e são capazes de armazenar centenas de toneladas de grãos. A tonelagem é aproximada, visto que a quantia de água do grão pode variar de acordo com as condições da safra e do clima.

Instruções

A tonelagem de um silo graneleiro depende do conteúdo inserido nele (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Meça o diâmetro interno do silo. Realize a medição com o recipiente ao nível do solo. Se isso não for possível, então meça-o sobre o suporte. O diâmetro é uma linha que vai de lado ou outro do silo, passando pelo ponto central. As especificações técnicas fornecidas pelo fabricante podem oferecer detalhes sobre as dimensão do silo.

    Loading...
  2. Encontre o raio do silo dividindo o diâmetro por dois. Por exemplo, se o diâmetro for 15 m , o raio é 7 m (15/2 = 7).

  3. Eleve o raio ao quadrado e depois multiplique por pi, a constante matemática que equivale aproximadamente a 3,1415. Utilizando o raio da etapa anterior, o cálculo é 7 x 7 x 3,1415. O resultado, 176,7094 m², é a área da base do silo.

  4. Calcule o volume do silo multiplicando a área da base pela sua altura. Por exemplo, dada a altura de 6 m e a base de 176,7094 m², o volume será de 1060,26 m³.

  5. Converta o volume para tonelagem multiplicando-o pela peso do metro cúbico do grão armazenado no silo. Por exemplo, o trigo pesa 21,85 kg/m³. Utilizando o volume determinado na etapa anterior, o peso total do trigo no silo seria de 23166,60 kg (1060,26 x 21,85).

  6. Converta os quilogramas em toneladas dividindo o resultado da etapa anterior por 1000, a quantidade de quilogramas em uma tonelada. O resultado é o valor da tonelagem do silo graneleiro. Por exemplo, um silo que contém 23166,60 kg possui 23,16 toneladas (23166,60/1000 = 23,16).

Loading...

Dicas

  • Comerciantes agrícolas podem oferecer informações sobre tonelagem e alguns fabricantes declaram em seus manuais técnicos valores aproximados de tonelagem para diferentes tipos de grãos.

Aviso

  • Nunca suba em um silo graneleiro para realizar medições. Se você cair em um silo, correrá o risco de sufocamento.

O que você precisa

  • Calculadora
  • Fita métrica

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...