Como tingir madeira com corante alimentício

Comstock/Stockbyte/Getty Images

Muitos brinquedos infantis e para animais disponíveis no mercado vêm em cores vivas atraentes, mas a gente nunca tem certeza do quão seguras essas tintas e pinturas brilhantes são. Se você quiser dar brinquedos de madeira para seus filhos ou brinquedinhos para seu pássaro ou roedor, mas gostaria de saber se são seguros, faça-os por conta própria e tinja-os com corante alimentício. Isso é extremamente fácil de fazer.

Step 1

Lixe os pedaços de madeira suavemente, para que eles absorvam a cor com mais eficácia.

Step 2

Encontre potes grandes o suficiente para acomodarem os pedaços de madeira. Escolha potes de vidro que não manchem, se for possível, ou utilize potes descartáveis de plástico.

Step 3

Dilua o corante alimentício em água fervente e acrescente algumas gotas de vinagre, para agir como um mordente e manter a durabilidade do tingimento. Despeje o líquido nos potes e coloque a madeira (se as peças forem muito grandes para os potes, pinte o corante diretamente sobre a madeira, com um pincel macio ou esfregue com um pano, utilize luvas de borracha descartáveis ou você pode ficar mais manchado do que a madeira).

Step 4

Deixe de molho até a cor pegar, alguns minutos depois ou durante a noite, dependendo da intensidade da cor desejada. Repita as aplicações com um pincel ou pano nas peças grandes, deixando-as de molho a cada vez, entre as camadas adicionais, até atingir a cor desejada.

Step 5

Seque as peças antes de usar.

×