×
Loading ...

Acne & Cortisol

Atualizado em 17 abril, 2017

O cortisol é um hormônio liberado no corpo devido ao estresse. Em quantidade acima do normal, pode causar oleosidade excessiva, poros entupidos e acne na pele.

Cortisol, um hormônio do estresse, pode causar acne (stress image by Andrii IURLOV from Fotolia.com)

Função

Sendo um importante hormônio, o cortisol é secretado por glândulas suprarrenais do corpo. Ele regula a pressão arterial e dá suporte à função imunológica, ajudando no metabolismo da glicose, entre outras funções vitais.

Loading...
Acne (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Significado

Durante um estresse crônico, os níveis de cortisol ficam elevados durante um longo tempo no corpo. O cortisol é um hormônio esteroide, que impulsiona as glândulas ad-renais a liberarem andrógenos. Os andrógenos são hormônios masculinos que aumentam a produção de sebo e estimulam o desenvolvimento da acne.

Acne (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Acne em adultos

Elevados níveis de cortisol estão associados ao aparecimento de acne em adultos. Enquanto os jovens se recuperam mais rapidamente dos efeitos do hormônio depois de uma situação estressante, nos adultos os níveis de cortisol ficam elevados por um longo tempo.

Acne (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Considerações

Embora ainda seja impossível acabar com estresse, pode-se estar mais cuidadoso sobre momentos muitos estressantes. Cuide melhor do corpo e intensifique sua rotina de cuidados da pele durante esse tempo; isso poderá ser uma técnica eficiente para controlar o aumento de cortisol.

Acne (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Visão de um expert

O dr. Nicholas Perricone, um dermatologista premiado e autor da obra "The Acne Prescription" ("Prescrição médica para Acne", em tradução livre), diz: "É comprovado que o estresse precipita a acne".

Acne (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...