Como fazer aço inoxidável preto para lâminas de facas

A tinta cerâmica preta é um método para o revestimento durável de uma faca de lâmina de aço inoxidável. O revestimento de 1 a 1,5 mm não aumenta a nitidez ou a durabilidade da lâmina, mas proporciona um efeito estético original que também pode ser útil em aplicações de caça, onde a camada preta opaca pode aumentar a camuflagem. Este revestimento é usado para proteger armas de fogo e facas de ambientes corrosivos, solventes ou abrasivos, onde a ferrugem ou a distorção da superfície devem ser evitadas.

Passo 1

Remova o cabo da lâmina e a aqueça a 315 graus celsius. Isso assegura que todos os óleos e os contaminantes sejam removidos do metal. Se o cabo não puder ser removido sem dano permanente à lâmina, use um desengordurante químico para remover os contaminantes da superfície.

Passo 2

Pulverize a lâmina com um jato pneumático de partículas de óxido de alumínio para remover quaisquer revestimentos ou ferrugem, e para fornecer uma aderência máxima ao revestimento preto.

Passo 3

Ponha as luvas de látex antes de manusear a lâmina recém jateada para evitar contaminá-la.

Passo 4

Agite o frasco da tinta preta de revestimento até que não haja pedaços sólidos no fundo. Despeje o líquido através do filtro de funil em um copo de plástico para garantir que quaisquer partículas indesejáveis ​sejam removidas antes da aplicação. Despeje o líquido do copo na pistola de tinta.

Passo 5

Usando uma pinça, pendure a lâmina na extremidade do cabo. Pulverize-a com ar comprimido para remover a poeira deixada pelo processo de jateamento.

Passo 6

Pulverize uma camada de tinta de revestimento sobre toda a superfície da lâmina em um movimento rápido, para garantir que não haja excesso de tinta a ponto pingar ou escorrer. Deixe secar ao ar por 35 minutos, até poder tocar levemente a superfície revestida e re-instalar o cabo (caso tenha sido removido). O revestimento secará totalmente depois de cinco dias, possibilitando o uso da lâmina.

Mais recentes

×