O que acontece se bórax é ingerido?

••• PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

O bórax é um composto químico do elemento boro. É comumente usado como detergente de lavanderia e na produção de fibra de vidro. Ele é um sal do ácido bórico, um ingrediente comum dos inseticidas. Se o bórax é ingerido por um inseto, normalmente causa a morte dele. Quando ingeridos, bórax e ácido bórico geram riscos significantes à saúde de humanos. Existem sintomas típicos do envenenamento por ácido bórico, e, se tiver suspeitas de que você ou seus filhos ingeriram uma dessas substâncias, deve procurar ajuda médica.

Ingestão por animais

O ácido bórico é um pó branco inorgânico. O bórax é o sal do ácido bórico. Ambas as substâncias são usadas para matar insetos como baratas. Os insetos ingerem pequenas partículas de ácido bórico que os matam. Como o composto não tem propriedade repelente, os insetos voltam à área e continuam a consumir o ácido bórico até que chegue a níveis tóxicos. Mantenha esse pó longe de alimentos e superfícies onde eles são colocados ou preparados.

Ingestão por humanos

A ingestão de ácido bórico por humanos pode levar a envenenamento, que é uma condição séria. Se uma pessoa ingere produtos para matar baratas contendo bórax ou ácido bórico, pode sofrer envenenamento agudo. O envenenamento crônico resulta da exposição prolongada à substância. Os sintomas incluem vômito esverdeado ou azulado, diarreia e manchas vermelhas na pele. Outros possíveis sintomas incluem bolhas, desmaios, convulsões, febre, descolamento de pele e coma em decorrência da febre.

Medidas de segurança

O bórax é encontrado em alguns antissépticos, esmaltes, medicamentos em pó, pó de vidro, loções para a pele, tintas, pesticidas e produtos químicos para fotografia. Armazene esses itens fora do alcance de crianças e animais. Caso ocorra a ingestão acidental de bórax ou suspeita de ingestão por crianças, procure tratamento médico imediatamente. Chame o controle de venenos imediatamente e leve o recipiente da substância consumida com você para o hospital.

Tratamento

Um profissional de saúde vai monitorar seus sinais vitais e iniciar o tratamento se necessário. Intervenções possíveis podem incluir uma endoscopia, diálise, terapia intravenosa e lavagem gástrica. O perigo é grande para crianças que consumiram bórax e o tratamento deve ser iniciado imediatamente.

Mais recentes

×