O que acontece quando um carro com injeção eletrônica fica sem combustível

Refuelling by gasoline of the modern car image by terex from Fotolia.com
Quando o carro fica sem combustível, obviamente ele enguiça. Porém, você pode ter muitos outros problemas, especialmente se o carro usar injetores de combustível, e pode até se encontrar em uma situação de risco.
O carro vai enguiçar
Quando ficar sem combustível, seu carro vai enguiçar. Alguns motoristas têm a impressão de que o motor dá algum tipo aviso antes, seja "engasgando" ou tremendo momentaneamente antes do combustível acabar, mas sistemas de injeção modernos normalmente não fazem isso. Existe grande chance do seu motor, de repente, vir a parar.
Você vai perder a direção assistida (hidráulica ou eletrônica)
Assim que seu motor parar, a direção assistida vai ficar cada vez mais pesada e girar o volante vai se tornar mais difícil a cada momento, ou até impossível. A maioria dos carros modernos é equipada com direção assistida e, portanto, é extremamente difícil girar o volante do veículo na ausência da rotação do motor que auxilia nas manobras.
O pedal do freio vai ficar muito mais pesado
Quando o motor para, o pedal do freio, assim como a direção assistida, fica mais pesado do que antes. Se estiver dirigindo em alta velocidade e o combustível acabar, vai ser muito difícil parar o carro em uma curta distância, especialmente se estiver em uma descida. Por outro lado, um ponto positivo é que as luzes, rádio e limpadores de para-brisa continuarão ligados. Se estiver curioso sobre quais acessórios continuarão a funcionar quando estiver sem combustível, simplesmente entre no veículo e gire a chave até o painel de instrumentos acender, mas não dê partida. Todos os acessórios que são utilizáveis nesse momento continuarão funcionando quando você ficar sem combustível e o motor parar.
O filtro de combustível pode entupir
O motor pode sofrer quando você fica sem gasolina. Quando usa até a última gota de combustível do reservatório, o sedimento que fica no fundo será sugado até o filtro e possivelmente irá entupi-lo. Por esse motivo, talvez o carro não dê partida após ser reabastecido.
Os bicos injetores podem falhar
Você pode danificar os bicos injetores de combustível. Como os injetores funcionam a altas pressões e temperaturas, eles precisam de fluxo constante de combustível para lubrificação e resfriamento. Quando um bico tenta injetar combustível, mas não recebe nada, já que não há combustível no reservatório, ele pode ser danificado permanentemente por causa do superaquecimento.
Mantenha combustível suficiente no reservatório
Como você pode perceber, ficar sem combustível pode não ser apenas incômodo, mas também muito custoso. Para evitar tais problemas, não deixe para abastecer no último momento. Lembre-se de que estimar precisamente a quilometragem baseada na quantidade de combustível no tanque é impossível. Mesmo que você tenha combustível suficiente para dirigir 1 ou 2 km em uma estrada plana, você pode facilmente enguiçar em uma subida, ou mesmo em uma descida, já que o pouco combustível no tanque vai se mover de um lado para o outro no reservatório. Logo, não abuse da sorte, se não você terá que comprar novos bicos injetores.
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Sobre o Autor
Hunkar Ozyasar is the former high-yield bond strategist for Deutsche Bank. He has been quoted in publications including "Financial Times" and the "Wall Street Journal." His book, "When Time Management Fails," is published in 12 countries while Ozyasar’s finance articles are featured on Nikkei, Japan’s premier financial news service. He holds a Master of Business Administration from Kellogg Graduate School.
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