Sinais de um carburador sujo

Carburador gomado

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Um carburador é um dispositivo mecânico encontrado em motores pequenos e em grandes carros, que funcionam à base de gás e foram fabricados antes do advento do sistema de injeção de combustível. Este antigo dispositivo é responsável por fornecer a substância incendiária a partir do tanque de gás, além de proporcionar a mistura ideal dela com o ar para gerar a combustão e ligar o motor. O elemento de combustão é conduzido ao carburador através de portas, via linhas de combustível, sendo transferido enquanto o regulador de pressão é elevado. Um carburador com sujeira pode desencadear vários problemas. Alguns sinais indicam se ele está sujo e precisa ser removido para limpeza.

Ligar

Dificuldade em ligar o equipamento ou mantê-lo funcionando após a partida são os principais sinais de que o carburador pode precisar de atenção. Por exemplo, o motor pode ser acionado, mas não liga totalmente. Outro sinal ocorre quando o mecanismo liga, porém ele para de funcionar no momento em que você tenta fornecer combustível após o engate.

Ociosidade

A ociosidade -- velocidade em repouso do motor sem acelerar -- é um outro sinal de que o carburador pode requerer manutenção, sendo possível que ele funcione em uma condição muito alta ou muito baixa. A ociosidade elevada soa como se o acelerador estivesse sendo pressionado, quando na verdade não está. As rotações por minuto (r.p.m.) podem até mesmo aumentar no taquímetro do veículo. Já uma baixa ociosidade significa que o motor funciona tão baixo que soa como se fosse dar estalos.

Rotações por minuto

As rotações por minuto são medidas pelo taquímetro. Se o carburador tem problemas ao fazer a transição da ociosidade ideal para r.p.m. baixas, pode ser um sinal de que ele está entupido. Isso fica evidente quando o veículo tem problemas ao acelerar a partir de velocidades baixas. O carro pode balançar ou as r.p.m. podem se elevar, enquanto isso é possível haver uma resistência no acelerador ao ser pressionado.

Cheiro de gás ou sinais de vazamento

Se houver um cheiro forte de gasolina ou se ela pode ser observada fluindo a partir das portas do carburador, este é um sinal de que há problemas. Além disso, a ausência do fluxo de gasolina até este dispositivo também é um sinal de que a linha de combustível está emperrada.

eHow Brasil
×