O que acontece no funeral de uma Testemunha de Jeová?
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
A fé das Testemunhas de Jeová baseia-se no cristianismo do primeiro século e as bases de suas crenças estão todas na Bíblia, e não nas decisões de quaisquer autoridades religiosas. O nome "Testemunhas de Jeová" foi cunhado para ser descritivo: para indicar que seus seguidores são testemunhas de Deus. Os fiéis tentam focar em Deus e em seu chamado ao invés de cerimônias religiosas elaboradas ou em eventos políticos ou mundanos. Como resultado disso, seus rituais tendem a ser relativamente simples e fundados na Bíblia, inclusive os funerais.
Crenças acerca da morte
As testemunhas de Jeová acreditam que após a morte, as pessoas entram em um estado de inconsciência no qual permanecem até serem ressuscitados por Deus em um novo corpo. Essa crença nasceu do disposto em Eclesiastes 9:5: "Os vivos sabem que morrerão mas os mortos não tem consciência de nada". De acordo com as Testemunhas de Jeová, Deus pode ressuscitar o falecido em um paraíso na Terra ou no Céu, dependendo do merecimento da pessoa pelas coisas que fez enquanto vivia.
A cerimônia
O funeral de uma Testemunha de Jeová geralmente acontece uma semana após o falecimento em um Salão do Reino, uma construção simples usada para as cerimônias do grupo. O funeral é conduzido por um ancião e é breve, durando entre 15 e 30 minutos. O ritual mais se assemelha-se à uma cerimônia dominical que a um memorial do falecido, pois as Testemunhas de Jeová dão mais importância à modéstia e à obediência do que ao indivíduo. Findo o discurso do ancião, canta-se um hino e é feita uma oração final
Etiqueta
Tanto homens quanto mulheres devem vestir-se de maneira conservadora e em cores escuras. Homens usam terno e gravata. Não-crentes são bem vindos mas não é necessário que participem ativamente da cerimônia. A família do falecido recebe flores ou presentes antes ou depois do funeral, porém a cerimônia em si é bem simples. Não é permitido fazer referências claras sobre quem morreu nem demonstrações de amor como colocar flores sobre o caixão. Gravadores de voz são aceitos mas câmeras e outros equipamentos de vídeo são vetados.
Depois do funeral
Após o funeral, não se faz um memorial nem se vela o corpo. Todavia, visitas de membros da família do falecido e de amigos são encorajadas. Não se espera que os familiares observem um período específico de luto nem se afastem do trabalho. As Testemunhas de Jeová honram os mortos e se lembram deles mas como seu foco está no trabalho de Deus na Terra, eles tentam retornar às suas vidas normais o mais rápido possível.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Natalie Smith is a technical writing professor specializing in medical writing localization and food writing. Her work has been published in technical journals, on several prominent cooking and nutrition websites, as well as books and conference proceedings. Smith has won two international research awards for her scholarship in intercultural medical writing, and holds a PhD in technical communication and rhetoric.
Créditos Fotográficos
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images