×
Loading ...

Como acontece a oxidação?

Em química, a oxidação é a perda de elétrons de uma substância para uma outra na presença de oxigênio. A oxidação é uma reação química natural entre uma substância orgânica e oxigênio na presença de umidade. Uma substância orgânica é qualquer substância que é composta de carbono. Todos os elementos químicos têm prótons, nêutrons e elétrons em seus átomos. Os elétrons ficam fixos na parte externa do átomo e é a partilha, a perda ou o ganho de elétrons dos elementos que se ligam em conjunto para formar as moléculas. O hidrogênio (H) e o oxigênio (O) combinam-se compartilhando elétrons. A oxidação do hidrogênio produz água, ou o H2O.

O padrão iluminado de elétrons em uma órbita (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Identificação

A ferrugem -- aquela coisa vermelha esquisita e quebradiça -- é muito difícil de não perceber. Quando você encerar seu carro, olhe para o pano. É a cor do seu carro. Passe os seus dedos sobre o alumínio, e a cor sai em seus dedos como uma poeira. Feche as janelas da sua casa e veja que a cor da casa sumiu. Todos estes são exemplos de oxidação.

Loading...
Um caminhão velho com ferrugem (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Potencial de redução da oxidação

Este é o nome completo do processo de oxidação. Todas as reações de oxidação envolvem a perda de elétrons de um átomo e o ganho de elétrons por outro, todos com o oxigênio no processo. Como um átomo perde elétrons, é reduzido a partir do seu conjunto. Todas as células do seu corpo obtêm energia devido à oxidação dos alimentos que comemos. A oxidação converte o que comemos em energia química, e o que resta é eliminado como resíduo. Sem oxidação, as células morreriam. Todos os alimentos e bebidas têm um grau variável deste potencial.

Um átomo sempre irá doar ou receber elétrons para manter a sua camada externa completa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Toxicidade

A oxidação também ocorre na nossa comida antes de consumi-la. Deterioração dos alimentos começa com a oxidação dos ácidos gordurosos ou de corantes nelas contidas. Uma casca de banana fica marrom por causa da oxidação. Por a oxidação ser, essencialmente, uma quebra de matéria, ela também pode ter um efeito negativo sobre o meio ambiente. É o efeito da oxidação que provoca o endurecimento das artérias. As barras de aço utilizadas para reforçar concreto também são responsáveis ​​pelas lascas do concreto, pelas rachaduras e pelas quebras.

A descoloração marrom da casca é o resultado da oxidação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Resumo

A oxidação é um processo químico natural que funciona no nível atômico. O processo quebra a matéria exigindo que átomos liberem elétrons. A oxidação é tanto benéfica e tóxica. Em bioquímica, a oxidação é essencial para o funcionamento celular e, portanto, para o funcionamento do nosso corpo. Na natureza, os efeitos tóxicos incluiriam a deterioração dos alimentos e a ferrugem. Tudo isso acontece em matérias orgânicas ou com base em carbono.

A oxidação do oxigênio resulta em água (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...