×
Loading ...

O que pode acontecer se você plagiar

O estresse do trabalho escolar pode levar os alunos apressados ​​a copiar frases de fontes externas de forma muito próxima, em um esforço para economizar tempo e receber uma melhor qualidade em seus trabalhos. No entanto, as escolas e universidades consideram plágio (o roubo de palavras ou ideias de outra pessoa) uma ofensa grave à ética, já que destrói a confiança entre professor e aluno necessária para o sistema de ensino funcionar corretamente. Por causa da seriedade com a qual o plágio é visto no sistema escolar, uma série de consequências negativas podem surgir quando os alunos deliberadamente plagiam.

Copiar texto diretamente de um livro é uma forma de plágio (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Impede a aprendizagem

Plágio interfere com a capacidade do aluno de aprender. Um aluno que copia e cola informações em seu trabalho provavelmente se lembrará pouco ou não entenderá o assunto que está escrevendo, já que ele não passou o tempo necessário pensando sobre o seu tema e não exerceu o esforço mental necessário para colocar as ideias em suas próprias palavras. Copiar informações de outra fonte também significa que o aluno não terá a prática e não irá melhorar suas habilidades de escrita. Quando ele vai para uma classe mais difícil no ensino médio, escola ou faculdade, ele não terá a escrita e habilidades de pesquisa necessárias para escrever coisas mais avançadas.

Loading...

Notas baixas

Um estudante que for pego plagiando geralmente recebe uma nota negativa no trabalho em questão. Em algumas matérias, geralmente aquelas em que os alunos têm poucos trabalhos e provas, ter uma nota baixa em um trabalho pode significar uma nota final baixa na matéria, porque ele não pode ter outra chance de ganhar pontos a mais para passar de ano. Outras vezes, um professor pode dar automaticamente a um estudante que plagiar uma nota baixa na matéria. Os professores podem ser mais propensos a impor penalidades mais severas nas notas se o aluno parecer ter plagiado deliberadamente e não acidentalmente.

Sanções na escola

Um estudante que plagiar pode sofrer sanções de sua escola, além de simplesmente reprovar uma matéria. Ele pode ser reportado e enfrentar uma investigação. Algumas escolas darão ao estudante uma advertência oficial por escrito ou podem tirar o direito de usar várias instalações escolares. Em algumas universidades, alunos pegos com plágio recebem notificações tais quais "o aluno falhou em uma classe especificamente por causa da desonestidade acadêmica". Em outras, alguns alunos que plagiam devem fazer um curso de plágio online e passar em um teste sobre o assunto.

Perda do status de aluno

Em casos de plágio grave, um aluno pode perder o privilégio de frequentar a escola. Ele pode ser colocado em liberdade condicional com um aviso de que a sua posição na escola está em perigo. Ele pode ser colocado em suspensão provisória imediata, que o proíbe de frequentar as aulas ou estar na propriedade da escola. Ele pode ser suspenso por um período de tempo, como até o final do semestre. Nos casos mais extremos, ele pode ser permanentemente expulso da escola ou ter seu diploma revogado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...