Como afiar um apontador de lápis giratório

••• old school house pencil sharpener image by Jake Hellbach from Fotolia.com

Um apontador de lápis giratório compreende a estrutura do apontador, um compartimento para as aparas e um conjunto de engrenagens orbitais com lâminas cilíndricas montadas em uma extremidade e uma manivela na outra. As lâminas cilíndricas se parecem com grandes parafusos. Contudo, as roscas dos parafusos são, na verdade, lâminas biseladas em um lado para criar uma superfície afiada. Elas são colocadas em ângulos dentro das engrenagens, com a extremidade estreita do ângulo mais longe do ponto de entrada do lápis. Quando a manivela do apontador é acionada, as lâminas giram em torno do lápis, aparando pedaços de madeira. Caso elas estejam cegas, podem ser afiadas com uma pequena lixa.

Passo 1

three file image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com

Desmonte o apontador e remova o depósito das aparas e a manivela. Siga as instruções do fabricante para desmontar o apontador. Na maior parte dos modelos giratórios, há um parafuso inserido através da base da manivela na estrutura. Remova-o e deslize as engrenagens orbitais com as lâminas fora da estrutura. Observe como o apontador de lápis é montado para que você seja capaz de montá-lo depois de afiar as lâminas.

Passo 2

Inspecione as lâminas e o ângulo da borda biselada. A maior parte dos apontadores é biselada em um ângulo de 23º. É importante manter esse ângulo para um corte apropriado.

Passo 3

Comece com a borda mais próxima a você em uma das lâminas. Empurre a lixa na borda interior em direção à biselada, trabalhando ao redor das curvas dessa lâmina em espiral até que você alcance seu lado mais distante. Use luvas de borracha para proteger suas mãos ao afiá-las.

Passo 4

Monte novamente o apontador.

Mais recentes

×