Como afiar uma faca com couro

••• Images by Daniel Ray

Os mais velhos podem se lembrar do barbeiro afiando a navalha em um estropo de couro que ficava pendurado no balcão ou nas cadeiras. A navalha ficava tão afiada que ele podia barbear seu pescoço ou fazer sua barba sem esforço nenhum. Esse nível de afiamento é alcançado porque o couro pule a lâmina a um nível de suavidade intensa. As rebarbas microscópicas são removidas ao passá-la no estropo, resultando em uma lâmina que desliza pelo material cortado. O estropo é usado para manter a lâmina afiada, e não para afiá-la inicialmente. Um estropo pode ser comprado em uma loja de ferramentas ou você pode fabricá-lo com um pedaço de couro. De qualquer maneira, você se surpreenderá pelo quão afiada sua faca ficará.

Passo 1

Afie sua faca como desejar. A faca deve estar bem afiada para que o estropo de couro seja efetivo.

Passo 2

Se você estiver usando o estropo pendurado em algum lugar, comece segurando a extremidade solta com uma mão e use a outra para segurar a faca. Deixe a lâmina da faca apontando na sua direção, com ela quase paralela ao estropo. Com a lâmina em contato com o couro, deslize-a em direção à outra ponta. Vire a faca e a deslize de volta.

Passo 3

É importante que a lâmina da faca fique em contato com o estropo em um ângulo raso. A parte de trás da faca tem que quase tocar o couro. Nunca passe a faca com um ângulo alto. Mantenha o estropo sempre apertado sob tensão para que ele não afrouxe.

Passo 4

O estropo só polirá a lâmina; não afiará o metal. Passe a faca de 10 a 15 vezes no couro e depois verifique a lâmina. Quando esta estiver polida, ela cortará suavemente, sem nenhum empecilho. Tente cortar um papel na vertical antes e depois de polir a lâmina para perceber a diferença.

Passo 5

Você pode também pegar um pedaço de couro e colá-lo em um pedaço de madeira. Você poderá usá-lo para polir a lâmina como se fosse um estropo pendurado. Esse método pode não ser tão rápido quanto o outro, mas funciona da mesma maneira.

Mais recentes

×