Como costurar couro em uma máquina de costura comum

••• Thinkstock/Comstock/Getty Images

O sucesso de uma costura em couro depende das agulhas, da tensão, do tipo de linha e largura do ponto. A estilista australiana Nicole Mallalieu costuma dizer que o couro é um material que não perdoa erros. Afinal, ele já foi a pele de um animal, logo, é um tecido duro. Porém, com as técnicas e ferramentas corretas, é possível tornar essa missão mais fácil.

Passo 1

Compre diversas agulhas em tamanhos de 11 a 16. Se a linha arrebentar ou os pontos falharem, experimente usar um tamanho maior de agulha.

Passo 2

Teste os pontos da máquina em tiras de couro para descobrir qual deles suportará o material. Na maioria dos casos, o ponto utilizado tem entre 9 e 14 cm de largura.

Passo 3

Não use alfinetes para prender o couro, pois eles deixarão furos visíveis e permanentes no produto acabado. Ao invés disso, use prendedores para unir os pedaços que irá costurar.

Passo 4

Projetos que utilizam couro fino não necessitam de ajuste na tensão do fio, mas quanto mais grosso for o material, menor deve ser a tensão. Se a linha começar a arrebentar ou os pontos falharem, ajuste a tensão do fio antes de continuar.

Passo 5

Use uma linha sintética durável, que não seja de algodão, como as de náilon ou de poliéster e raiom usadas para tapeçaria. Antes de passar a linha na máquina, pegue o carretel e desenrole 30,5 cm de linha, estique-a com as mãos. Se ela arrebentar, também arrebentará na máquina.

Passo 6

Passe talco na sua superfície de trabalho se o couro não estiver deslizando com facilidade. Você pode passar o talco com a mão ou diretamente no pedaço de couro, mas remova o excesso. O talco agirá como uma pedaleira de teflon, fazendo com que o material deslize na máquina. Após o término da costura, assopre o excesso de talco que ficar na bobina da máquina.

Passo 7

Para fazer um aplique de couro, será preciso fita adesiva e dupla-face. Corte vários pedaços pequenos de fita e use-os para prender o aplique no lugar certo antes de costurá-lo. Conforme for costurando, remova um pedaço de fita de cada vez. Use fita dupla-face para prender pedaços pequenos e fixá-los enquanto os costura.

Passo 8

Para marcar o molde, transfira-o diretamente para o avesso do couro usando a caneta preta ou prata e, então, recorte-o.

Passo 9

Sempre comece a costura a 0,5 cm da borda do couro para que você tenha espaço para segurá-lo e manipulá-lo sob a pedaleira. Após terminar a costura, volte e costure na outra direção. Lembre-se de reforçar a costura nas bordas.

Mais recentes

×