×
Loading ...

Som de água corrente em uma geladeira Whirlpool

Identificar e entender os barulhos que sua geladeira Whirlpool (Brastemp ou Consul) fazem ajuda a verificar se eles são normais ou não. O som do fluxo de água nem sempre indica algum problema, pois pode ser causado pelo funcionamento normal do encanamento, dispenser de água, "ice maker" (estrutura dentro do congelador para fazer gelo) ou aquecedor para degelo. Se não for observada nenhuma diminuição no desempenho do eletrodoméstico, o som provavelmente é normal.

Geladeiras fazem barulho de água por diversos motivos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dispenser de água

A geladeira armazena e gela um compartimento de água que é usado com o dispenser. Depois de usar uma grande quantidade de água, é possível ouvir o tanque sendo enchido novamente. Você também pode notar um som gorgolejando ao abrir ou fechar a porta. Esse som indica que a água está sendo retornada ao tanque.

Loading...

Aquecedor para degelo

Se a geladeira não for descongelada, o gelo se acumulará e prejudicará seu funcionamento. O aquecedor derrete esses líquidos das bobinas de condensação, levando o líquido para o evaporador, na parte inferior da geladeira. Conforme o gelo derrete, é possível ouvir pingos ou água escorrendo, mas esse barulho para após alguns minutos.

"Ice maker"

O "ice maker" (ou fazedor de gelo) usa a água armazenada no tanque para fazer cubos de gelo. Normalmente, a geladeira faz um barulho de sucção e fluxo de água conforme as formas de gelo vão sendo preenchidas. Esse barulho é rapidamente interrompido.

Refrigerante

O refrigerante, substância usada no mecanismo de resfriamento, pode fazer sons gorgolejantes conforme circula pela geladeira. O barulho é mais perceptível quando o motor da geladeira está funcionando, o que costuma ocorrer quando se colocam alimentos ou quando a porta fica aberta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...