Efeitos do hidróxido de sódio em piscinas

O hidróxido de sódio é uma das substâncias químicas usadas para regular a química da água em piscinas de natação

Swimming pool and pool house image by Jim Mills from Fotolia.com

O principal efeito do hidróxido de sódio é elevar o pH da água da piscina. O pH é a medida de quantos íons de hidrogênio existem na água. Quanto menor o número, até o zero, mais ácido. Quanto maior o número, sendo o máximo 14, mais básico.

Efeitos do pH baixo

A água da piscina deve ser idealmente mantida entre um pH de 7,4 e 7,6, e não deve ficar abaixo de 7,2 a 7,8. Se o pH ficar abaixo de 7, a água causará irritação ocular e o cloro será menos eficiente. Pedaços de metal e partes da bomba podem corroer com o tempo e, para conter o problema, o hidróxido de sódio pode ser adicionado à água.

Efeitos do pH alto

Quando o pH fica acima de oito, o cloro fica menos eficaz e substâncias brancas escamosas, como o carbonato de cálcio ou de magnésio, podem se formar em volta da piscina. Além disso, a água pode parecer nublada. O filtro terá que trabalhar mais e também pode haver irritação ocular, embora seja menos grave do que a causada pela água ácida. Adicionar hidróxido de sódio em excesso pode causar esses efeitos.

Alcalinidade total

A alcalinidade total é uma medida de quão facilmente o pH de uma solução muda quando ácidos ou bases são adicionados a ela, e deve ser mantida entre 80 e 150 ppm. Se a alcalinidade total for muito alta, será difícil ajustar o pH. Se for muito baixa, ele pode variar demais e será difícil ajustá-lo sem exagerar.

Efeito da alcalinidade total no hidróxido de sódio

O hidróxido de sódio não afeta a alcalinidade total, mas esta muda a forma com que ele afetará o pH da piscina. Se ela for muito alta, pode ser difícil aumentar o pH com o hidróxido de sódio. Se for muito baixa, a substância química terá um efeito mais pronunciado no pH a cada certa quantidade adicionada.

eHow Brasil
×