Como ajudar um cachorro com dor de estômago

••• Thinkstock/Comstock/Getty Images

Nenhum proprietário de cão gosta de ver seu animal de estimação com dor. As doenças mais comuns estão relacionadas com o estômago. Os cachorros têm estômagos sensíveis, o que os deixa suscetíveis a uma ampla variedade de problemas, que incluem gases, indigestão e flatulência. Além de causar sofrimento para você e seu animal, a dor de estômago pode ser um sinal de um problema sério. Por isso, é importante saber como tratar dores menores e reconhecer problemas estomacais que potencialmente estão relacionados ao risco de vida.

Instruções

Passo 1

Forneça ao seu cão água fresca e limpa para lavar o seu trato intestinal. Isto irá ajudar a aliviar a prisão de ventre, caso seja essa a causa das dores estomacais. Depois que o animal for alimentado, espere uma hora até fornecer a água, caso o contrário, o líquido irá diluir os sucos digestivos no estômago do seu cão. Vegetais ricos em fibras também aliviam a constipação, ajudando o cachorro a apresentar evacuações sólidas.

Passo 2

Dê ao cão um remédio anti flatulência, um produto para aliviar os gases a base simeticona. Faça isso caso o animal esteja arrotando ou soltando gases com frequência.

Passo 3

Alimente seu cão com duas ou três pequenas refeições por dia, ao invés de uma única refeição grande, para evitar que o estômago fique dilatado e com gás.

Passo 4

Examine o comportamento do seu cão para detectar anomalias. Se ele está tentando vomitar sem sucesso a cada 5 a 30 minutos, está com parte traseira curvada para cima, apertando o estômago ou com aparência inquieta, ele pode estar inchado e deve receber atenção veterinária imediatamente. Essa condição apresenta risco de vida em potencial.

Mais recentes

×