Como perder peso após uma histerectomia
cervical cancer image by Keith Frith from Fotolia.com
Após uma histerectomia total, em que são retirados ovários e útero, o corpo é forçado a entrar na menopausa por causa da queda repentina dos níveis de estrogênio. Essa mudança drástica dos níveis hormonais é responsável pelo aumento de peso, principalmente em torno da cintura, a dificuldade para dormir e alterações de humor. Embora seja mais difícil para as mulheres perderem peso após a menopausa por causa do lento metabolismo, paciência e determinação ajudarão a alcançar uma cintura mais fina.
Desenvolva hábitos alimentares saudáveis
Step 1
Meça as porções. Seja ciente da quantidade de alimentos ingeridos.
Step 2
Beba água. Há uma tendência a reter mais líquidos após a histerectomia. Tomar diariamente 8 a 10 copos de água manterá seu corpo hidratado e menos propenso a armazenar líquidos e inchar.
Step 3
Escolha frutas e hortaliças frescas e grãos integrais. Estes são boas fontes de fibras e criarão uma sensação de saciedade, além de promover a saúde do colo do útero.
Step 4
Coma proteínas, mas prefira cortes magros, frango sem pele e peixes.
Step 5
Limite a ingestão de gorduras trans e saturadas de manteiga, margarina, gordura vegetal e alimentos fritos. Opte por alternativas mais saudáveis, como azeite de oliva ou óleo de canola.
Step 6
Aumente a quantidade de laticínios em sua dieta. Leite semidesnatado, queijo e iogurte são importantes fontes de cálcio. O cálcio é importante para a saúde dos ossos. Estes descalcificam mais rapidamente com a queda dos níveis de estrogênio.
Adote o hábito da atividade física
Step 1
Exercite-se regularmente. Os exercícios aeróbicos queimam calorias, condicionam seu coração e melhoram a sua resistência. Experimente até encontrar um regime que mais lhe convier. Tente correr, caminhar ou fazer aulas de dança. O exercício aeróbico tem o benefício adicional de melhorar a saúde óssea e prevenir a osteoporose.
Step 2
Acrescente treinamento de força na sua rotina. A musculação não resultará em uma grande perda de peso, mas tonificará os músculos e aumentará a sua força.
Step 3
Faça ioga ou pilates para melhorar a sua flexibilidade, equilíbrio e força corporal.
Referências
Recursos
Advertência
- O seu médico poderá recomendar a terapia de reposição hormonal (TRH) para reduzir os efeitos da perda repentina de estrogênio após a histerectomia. A terapia tem a vantagem de minimizar os sintomas da menopausa, como ondas de calor e alterações de humor e pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. No entanto, pode também aumentar o risco de câncer de mama em algumas mulheres se utilizada em longo prazo. A TRH não demonstrou ter quaisquer efeitos sobre o aumento de peso após a histerectomia.
Créditos Fotográficos
cervical cancer image by Keith Frith from Fotolia.com