×
Loading ...

Como ajudar uma criança a lidar com a raiva e a impaciência

Uma das responsabilidades mais importantes da parentalidade é ensinar as crianças a lidar com os sentimentos de forma adequada, principalmente quando as emoções são negativas. O ideal é criar um ambiente onde a criança entenda que seus sentimentos, tanto os positivos quanto os negativos, fazem parte da vida. Ao perceber que seu filho está experienciando momentos de raiva e impaciência, siga as etapas abaixo para ensiná-lo a lidar com essas emoções de uma maneira saudável.

Instruções

Ao dar um bom exemplo, é possível criar uma criança emocionalmente saudável (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Converse com o seu filho sobre suas emoções. Observe se ele ou outra pessoa está expressando uma emoção forte. Por exemplo, você pode dizer: “Aquele homem parece estar com raiva”, se um personagem de um filme ou alguém em um local público estiver discutindo com outra pessoa. Também pode-se dizer: “Você parece estar com raiva do que aconteceu", caso o seu filho estiver chateado porque algo não ocorreu conforme ele queria. Fazer essas observações regularmente ajuda a criança a aprender a identificar os diferentes tipos de sentimentos e a ficar mais consciente de suas emoções.

    Loading...
  2. Incentive seu filho a se abrir com você sobre sentimentos, tanto os positivos quanto os negativos. Diga a ele que você entende o que está sentindo e o porquê, e incentive-o a liberar os sentimentos de uma maneira que não machucará ninguém, como através de um desenho. Se os sentimentos forem o resultado de um problema específico, ajude seu filho a criar uma solução saudável. Esse método mostra que ele possui controle sobre a situação e que, se o problema for tratado de forma racional, a raiva pode levar a uma resolução construtiva.

  3. Dê o exemplo. Se os adultos da vida do seu filho demonstrarem que a impaciência, a raiva e o estresse podem ser gerenciados de uma forma tranquila e positiva, a criança imitará o comportamento deles. Diga a seu filho que você está se sentindo chateado e sem paciência e explique o porquê. Em seguida, mostre a ele como lidar com essas emoções: seja respirando profundamente ou se distraindo com uma leitura ou um jogo.

  4. Recompense seu filho por ser paciente. Se a criança estiver esperando pacientemente pela sua vez de jogar, por exemplo, deixe-a ciente disso e estimule-a. Se o caso for o contrário e a criança tiver um ataque de raiva e ficar sem paciência, diga de maneira firme e calma que ela não pode ter o que deseja na mesma hora. Se o que seu filho quer é algo material, como um brinquedo, considere a possibilidade de dizer que ele poderá comprar o brinquedo se guardar dinheiro da mesada. Faça da economia uma atividade divertida, ajudando seu filho a ter o controle do seu progresso através de um gráfico, até ele conseguir dinheiro suficiente para a compra do brinquedo. Esse exercício mostrará a ele que ser paciente compensa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...