Como lidar com as críticas de uma namorada

Pixland/Pixland/Getty Images
Não é divertido ouvir críticas, especialmente quando vêm de uma namorada. Antes de jogar as mãos para cima e jogar a toalha da relação, tente esta abordagem lógica para lidar com o feedback negativo. No mínimo, você aprenderá as habilidades de comunicação, que são úteis para os relacionamentos pessoais e profissionais. No máximo, você pode fortalecer o vínculo entre você e sua namorada e praticar uma forma positiva de resolver os problemas futuros que possam surgir.
Step 1
Respire fundo. Ao invés de rejeitá-la como uma queixa infundada, pense no que sua namorada está dizendo. Deixe o seu lado de fora e tente entender a reclamação do ponto de vista dela. Você está exibindo um comportamento que ela não gosta e que você está fazendo isso com frequência suficiente para que ela esteja chamando a sua atenção.
Step 2
Não discuta com sua namorada sobre o absolutismo ou a validade da declaração. Na apresentação da sua, ela pode ter usado um qualificador absoluto como nunca, sempre, tudo ou nada. "Nós nunca saímos" ou "Você sempre discute comigo". Ignore o qualificador. Dispa a queixa até os seus fundamentos. Argumentar sobre as palavras pouco faz para lidar com a questão.
Step 3
Reformule a reclamação como uma oportunidade. Antes de responder, ouça para compreender e apreciar a chance de se comunicar honestamente. Você pode não gostar da mensagem, mas antes de tornar como alvo o mensageiro, transforme a reclamação em um pedido em sua mente. "Nós nunca saímos" se torna "Eu gostaria que nós fizéssemos mais coisas fora de casa".
Step 4
Parafraseie a crítica para sua namorada em termos mais positivos. Use uma linguagem pessoal. "Eu ouvi você dizendo que gostaria que eu deixasse você terminar o seu pensamento antes de eu começar a falar. É isso mesmo?". Resista ao impulso de se defender.
Step 5
Peça mais informações. Quando você exibe o comportamento indesejável? Como isso faz ela se sentir? O que precisa acontecer para que ela sinta que a situação está resolvida? Tente ouvir objetivamente.
Step 6
Pergunte a si mesmo o que você está disposto a fazer. Agora que vocês já discutiram o assunto com calma, determine o seu curso de ação. Se você quiser lidar com seus comportamentos, decida se pode fazer isso por conta própria. Isso pode ajudar a falar com um pai, um amigo, seu clérigo ou um conselheiro profissional. Ou você pode fazer um compromisso em mudar e pedir a sua namorada para mantê-lo responsável para seguir adiante. Por exemplo, se você interrompê-la enquanto ela está falando, peça que ela gentilmente chame a sua atenção.
Step 7
Diga-lhe como você pretende resolver a reclamação. Se você tiver que explicar, por exemplo, por que você não sai muito, agora é a hora. Mas só explique o que realmente precisar ser explicado. Se você não sai porque precisa poupar dinheiro, peça a ajuda dela para encontrar coisas baratas para fazer. Coloque o seu plano em ação.
Mais Artigos
Referências
- “Feedback That Works: How to Build and Deliver Your Message”; Sloan R. Weitzel; 2007 [em inglês]
- PicktheBrain; O Guia da pessoa sensível para lidar com as críticas; Peter Clemens [em inglês]
Dica
- A crítica nem sempre se justifica. Se, depois de cuidadosa consideração, você sente que a crítica de sua namorada não se justifica, diga a ela o porquê. Se você não for capaz de chegar a um compromisso adequado ou não pode concordar em discordar, considere se você deseja continuar no relacionamento
- Conheça os seus limites. Você pode decidir que, embora as críticas de sua namorada sejam justificadas, você não pretende se dedicar às preocupações dela. Se assim for, não deixe a reclamação se transformar em um incômodo. Diga a ela que você não planeja mudar e aceite as consequências.
- É preciso prática para resolver as diferenças de uma forma madura. Se você falhar, tente novamente.
Advertência
- Nunca permita que alguém abuse-o verbalmente ou degrade você. Se a crítica se tornar abusiva ou manipuladora, rompa o relacionamento.
Sobre o Autor
Pamela Fay has been a business writer for more than 15 years, with work appearing in publications such as "Legal Times." She has also worked in the consulting arena since the 1990s, specializing in leadership development, human resources, change management and diversity. Fay holds an M.B.A. from Dartmouth College.
Créditos Fotográficos
Pixland/Pixland/Getty Images