Os efeitos dos filmes de terror em crianças
Aidon/Stockbyte/Getty Images
Como muitas crianças têm dificuldade em separar a fantasia da realidade, os pais não devem permitir que seus filhos mais novos assistam a filmes ou programas de televisão de terror, de acordo com o site de notícias científicas "Science Daily". Embora elas não sejam capazes de compreender os filmes de terror, isso não significa que não sofram efeitos de curto prazo por causa das cenas violentas.
Pesadelos
É comum que as crianças tenham pesadelos de vez em quando, mas assistir a filmes de terror pode inspirar sonhos ruins, de acordo com o site "Kids Health". Os pesadelos podem refletir o enredo de um sonho assustador e os personagens típicos de um filme de horror, como monstros, fantasmas e alienígenas, podem atuar no sonho de uma criança pequena.
Além de fazer as crianças terem pesadelos, os filmes de terror podem causar problemas para conseguir dormir.
Ansiedade
As crianças que assistem a filmes de terror têm tendência a se sentir ansiosas e com medo, de acordo com a "University of Michigan Health Services". Devido a muitas crianças com menos de 8 anos terem dificuldade para entender a diferença entre o que é real e o que é falso, cenas assustadoras parecem realistas. Ficar nervoso ou paranoico, pensando que um personagem ou uma situação do filme pode se tornar real, é comum depois de ver um filme de terror.
Comportamento agressivo
As crianças que assistem a filmes de muita ação, violentos ou assustadores são propensas a agir de forma mais agressiva do que o normal logo após assistir ao filme, de acordo com a "Media Awareness Network", uma fonte de mídia de educação. As crianças imitam os personagens de filmes violentos, provocando fisicamente seus colegas, usando palavras negativas e sendo mais agitadas. Como algumas crianças acham os personagens dos filmes violentos interessantes e "descolados", imitá-los pode ser um trauma de curto prazo por assistir a um filme de terror.
Medos intensificados
É comum para muitas crianças ter medo de escuro, barulhos altos e insetos. Embora esses medos normalmente se dissipem com a idade, eles tendem a ficar ou se intensificar quando as crianças assistem a filmes de terror e violência. Por exemplo, assistir a um filme sobre fantasmas pode deixar uma criança com mais medo de portas de armários abertas em um quarto escuro.
Os medos são reais para os pequenos. Se uma criança assiste a um filme de terror, é importante que os pais conversem com ela sobre como monstros assustadores e outros personagens não são reais, lembrando-a disso várias vezes para acalmar seus medos.
Referências
- Science Daily: Filmes de horror de Dia das Bruxas podem causar problemas emocionais às crianças; 31 de outubro de 2006 [em inglês]
- Kids Health: Pesadelos [em inglês]
- University of Michigan Health System: Televisão e as crianças; Kyla Boyse; agosto de 2010 [em inglês]
- Texas Child Care Quarterly: Conversando com as crianças sobre monstros [em inglês]
Sobre o Autor
Brooke Williams is a freelance writer living in Alabama. She is a former education and government reporter at a daily newspaper and has been writing since 2003. Williams received her journalism degree from Auburn University. She has written for "Health for Alabama" and "Health for Tennessee" magazines.
Créditos Fotográficos
Aidon/Stockbyte/Getty Images