×
Loading ...

Como ajudar filhotes recém-nascidos constipados

Filhotes podem ficar constipados por várias razões, que geralmente não requerem preocupação imediata. Plantas, cascalhos, ossos ou outros objetos estranhos podem ser o motivo do quadro, bem como a ingestão de produtos lácteos, certos medicamentos e falta de água ou exercícios.

Filhotes separados de suas mães podem sofrer de estresse, que desencadeia a prisão de ventre. As causas mais graves de constipação incluem lesões e obstruções internas. Caso suspeite que esse é o caso dos seus filhotes, leve-os ao veterinário imediatamente.

Os sintomas da constipação incluem fezes pequenas e duras, esforço para defecar, vômitos, depressão e falta de apetite.

Instruções

Filhotes podem ter constipação se estiverem estressados (Black puppies image by diter from Fotolia.com)
  1. Dê alimentos ricos em fibras aos filhotes ou adicione abóbora simples, Metamucil ou farelo de cereais na comida deles.

    Loading...
  2. Forneça bastante água aos filhotes e observe-os. Se eles não beberem muito, adicione um pouco de água ao alimento deles. Hidratação adequada é essencial para tornar as fezes mais macias.

  3. Leve os filhotes para passear e dê-lhes tempo suficiente para correr, para ajudar os órgãos internos a se movimentarem.

  4. Compre ervas ou remédios homeopáticos para constipação, especiais para filhotes, como aloe ferox.

  5. Leve os animais a um veterinário se eles ainda estiverem constipados após alguns dias, ou leve-os imediatamente se suspeitar que tenham lesões ou obstruções. Eles podem precisar de cirurgia, enemas ou remoção manual de fezes do cólon sob anestesia.

Loading...

Dicas

  • Mantenha o pelo ao redor do ânus do animal bem aparado, já que pelos emaranhados podem bloquear os movimentos intestinais.

Aviso

  • O óleo mineral é frequentemente recomendado como um tratamento para a constipação de filhotes. No entanto, ele pode ser inalado pelo trato respiratório e causar inflamações.

O que você precisa

  • Água
  • Abóbora enlatada ou outra fonte de fibras
  • Remédios homeopáticos ou fitoterápicos

Referências

Loading ...
Loading ...