Como alargar os canos de botas longas

As botas de cano alto podem ser difíceis de calçar sobre uma panturrilha feminina

boots image by DXfoto.com from Fotolia.com

As botas de couro longas nunca parecem sair de moda, mas nem toda bota se ajusta a todas as mulheres por causa dos diferentes tamanhos de panturrilha. As sem ziper, como as de montaria ou de estilo caubói, podem precisar de alargamento gradual com o uso de rolos de jornal, de um alargador para botas comprado pronto, de um pedaço de madeira forrado ou de um passeio até um sapateiro.

Step 1

Borrife o interior da bota com um spray para alargamento de couro. Teste primeiro em uma área para verificar se a cor do material é afetada. Esse produto afrouxa a fibra do couro.

Step 2

Faça um rolo de jornais apertado que quase não se ajuste na bota borrifada. Não use anúncios coloridos ou os quadrinhos na camada externa do rolo para que a tinta não seja transferida para o calçado. Deslize o rolo para dentro do cano. Ele deve ser largo o suficiente para distender o couro.

Uma alternativa para os jornais é uma cavilha espessa ou um pedaço de madeira forrado com pano ou toalhas. Esse embrulho deve ser grande o bastante para esticar o couro.

Use um saco de plástico fino para ajudar a deslizar esses alargadores. Deixe a bota secar por um ou dois dias.

Step 3

Repita o processo duas ou três vezes aumentando a espessura dos rolos de jornal ou dos pedaços de madeira forrados. Se a bota tiver uma panturrilha modelada, deslize uma madeira mais grossa nessa área. Embrulhe-a bem no pano para que não rasgue ou fure o couro.

Step 4

O uso de meias longas finas em vez de deixar as pernas descobertas facilita calçar uma bota apertada

sock 12 image by chrisharvey from Fotolia.com

Depois de alargar um pouco as botas, calce-as e caminhe um pouco para continuar o processo de alargamento. Use meias longas de nylon com um acabamento escorregadio para ajudar a colocar o calçado.

×